Enquanto foge da imprensa por causa dos escândalos de corrupção, Lula se prepara para ir a Cuba

Jogo de cena – Lula é um abusado conhecido, que não está preocupado em dar qualquer explicação aos brasileiros sobre as acusações feitas por Marcos Valério acerca do seu envolvimento no escândalo do Mensalão do PT e muito menos do imbróglio envolvendo Rosemary Nóvoa de Noronha, a Marquesa de Garanhuns, que se apresentava como namorada do então presidente. O que explica a ingerência da ex-chefe de gabinete do escritório paulistano da Presidência na indicação de nomes para altos cargos no governo federal.

Sempre procurando um motivo a mais para ficar longe da imprensa, que desde o ano passado aguarda esclarecimentos sobre os mencionados escândalos, Lula está refugiado na casa de praia de um amigo, onde de longe acompanha os desdobramentos dos casos envolvendo seu nome.

O mais novo episódio, que ganhou espaço na rede mundial de computadores, trata de um hacker que teria supostamente exigido do ex-metalúrgico a módica quantia de US$ 25 milhões para não divulgar dados confidenciais e bancários que comprovariam as estripulias do petista e de alguns de seus mais próximos “companheiros”. Não se sabe até agora a procedência da informação, mas para quem está no meio do furacão qualquer marola pode ser fatal.

Lula está preocupado com os detalhes de sua viagem a Cuba, em 28 de janeiro, onde participará das homenagens ao 160º aniversário de nascimento de Jose Martí e visitará o ditador Hugo Chávez, que, dizem ainda está vivo em Havana, recuperando-se de uma complexa e arriscada cirurgia para conter a metástase de um sarcoma que se espalhou a partir da região pélvica.

A ida do ex-metalúrgico a Cuba é decorrente de um convite feito pelos sanguinários irmãos Castro, em 2011, mas a visita a Chávez ainda não está confirmada. Na verdade, Lula está anunciando que visitará o caudilho bolivariano para engrossar a farsa que paralisa politicamente a Venezuela e que os envolvidos insistem em manter como se fora verdade.