Previsão de alta da inflação e de queda do PIB em 2013 coloca o messianismo do governo na berlinda

Tudo outra vez – De acordo com os analistas do mercado financeiro consultados pelo Boltim Focus, do Banco Central, a projeção de inflação medida pelo ICPA aumentou pela segunda semana consecutiva, saltado de 5,49% para 5,53%. Há quatro semanas, a estimativa estava em 5,42%. Para o próximo ano, a projeção segue, há nove semanas, em 5,50%.

A projeção de alta da inflação para os próximos doze meses, segundo informa o boletim divulgado nesta segunda-feira (14) pelo BC, subiu de 5,52% para 5,53%. Há quatro semanas, a previsão era 5,46%. Nas estimativas do grupo dos analistas consultados que mais acertam as projeções, o chamado Top 5 da pesquisa Focus, a previsão para o IPCA em 2013, no cenário de médio prazo, saltou de 5,52% para 5,73%. Para 2014, para o mesmo grupo de especialistas passou de 5,25% para 5,85%. Há um mês, as apostas eram em altas de 5,57% e de 5,25% para cada ano, respectivamente.

PIB

A projeção de crescimento da economia brasileira em 2013 caiu de 3,26% para 3,20%, aponta o Boletim Focus, que para 2014 traz previsão de crescimento do PIB na casa de 3,60%, contra 3,75% da pesquisa anterior.

Para contrariar as autoridades econômicas do governo federal, as previsões para 2013 seguem o mesmo roteiro do ano, quando o ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega, abusou do ufanismo e viu o PIB encerrar 2012 em 0,98%, o que é ridículo.

Pavio aceso

Há algo errado na economia brasileira que o Palácio do Planalto insistem em não enxergar. As previsões sobre o crescimento do PIB caem, as da inflação sobem, as taxas básicas de juro estão em seu patamar mais baixo, a inadimplência aquecida, a arrecadação tributária bate recordes seguidos, os investimentos estrangeiros começam a deixar o País e o governo tem dificuldade para investir em setores que poderiam estimular a economia. Para piorar o cenário, o Planalto aposta no consumo interno para reverter a crise, enquanto dois terços da população recebem menos de dois salário mínimos mensais.

Diferente de ser milagrosa, a fórmula é explosiva, mas a presidente Dilma Rousseff insiste em manter Guido Mantega no cargo, apesar de todos os erros cometidos até agora. Essa forma utópica como o PT vem governando o Brasil, com excesso de pirotecnia e pouca ação, exigirá muito dos brasileiros em futuro breve, pois o estrago causado por Lula é simplesmente monumental.