Suspensão da venda de 225 planos de saúde começa a valer nesta segunda-feira

Pé no freio – Começa a valer a partir desta segunda-feira (14) a proibição imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a 225 planos de saúde, administrados por 28 operadoras, de comercialização em todo o País. De acordo com a ANS, a decisão foi tomada com base no descumprimento, por parte das operadoras, dos prazos máximos fixados para a marcação de consultas, exames e cirurgias.

A venda dos planos está suspensa até o próximo mês março, podendo ser prorrogada caso sejam registradas reincidências. Quem já é beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado, uma vez que a suspensão tem por objetivo impedir a venda a novos segurados.

Desde dezembro de 2011, quando teve início o monitoramento da ANS, dezesseis operadoras têm descumprido, de forma reincidente, os critérios estabelecidos pelo governo e serão indicadas para a abertura de processo com o objetivo de corrigir as anormalidades. As outras doze operadoras suspensas, não reincidentes, deverão assinar um termo de ajustamento de conduta para reduzir o número de reclamações.

Das 38 operadoras que tiveram planos suspensos em outubro de 2012, dezoito corrigiram os problemas e já podem voltar a comercializar um total de 45 planos de saúde. A lista completa de operadoras e planos de saúde suspensos pode ser acessada na página eletrônica da ANS. (Com informações da Agência Brasil)