Morte de Emílio Santiago silencia uma das maiores vozes da música popular brasileira

Minuto de silêncio – A morte do cantor Emílio Santiago na manhã desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro, calou uma das maiores e melhores vozes da música popular brasileira. Nascido no Rio de Janeiro em 6 de dezembro de 1946, Emílio Santiago graduou-se na Faculdade Nacional de Direito por insistência dos pais, mas à época a música já orientava o seu cotidiano.

Emílio começou a cantar na década de 70, ocasião em que foi revelado ao País em um festival comandado pelo então apresentador Flávio Cavalcanti. Com trinta álbuns gravados ao longo da careira, Emílio Santiago conheceu o sucesso ao lançar “Aquarela Brasileira”, um projeto com sete volumes e totalmente dedicado ao cancioneiro nacional.

Emílio foi internado no último dia 7 de março, no Hospital Samaritano, no bairro de Botafogo, na Zona Sul carioca, em decorrência de um acidente vascular cerebral isquêmico, permanecendo internado na Unidade de Terapia Intensiva. Ao longo desse período, o cantor sofreu um novo VAC, desta vez hemorrágico, o que agravou sobremaneira o seu quadro de saúde.

Emílio Santiago morreu às 6h30 desta quarta-feira. O velório acontece a partir do meio-dia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e o sepultamento acontecerá às 11 horas da quinta-feira (21), no Memorial do Carmo.