Inflação ultrapassa o teto da meta e confirma que o governo petista de Dilma Rousseff está perdido

Rédea solta – Beira o incompreensível o fato de Guido Mantega ainda permanecer à frente do Ministério da Fazenda depois de tantas declarações e previsões equivocadas. Nesta quarta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, que acumula alta de 6,59% em doze meses e de 1,94% de janeiro a março.

Nos últimos doze meses, o IPCA ficou acima do teto da meta fixada pelo Banco Central, que é de 6,5%. A última ocasião em que o índice superou o teto da meta foi em dezembro de 2011, quando alcançou 6,64%. O grande culpado pela inflação, pelo menos sob os olhos dos palacianos, é o tomate, que em doze meses registra alta de 122,13%.

No apagar das luzes do mês de fevereiro, Guido Mantega garantiu que a inflação estava sob controle e que desaceleraria em 2013, na comparação com o ano anterior. Na ocasião, o ministro fez afirmou que a inflação encerraria o ano na casa de 5,5%, e para tão furada profecia Mantega usou dados do mercado financeiro.

“A situação inflacionária está sob controle”, disse Mantega. Isso prova os seguidos equívocos cometidos pelo governo e principalmente pela equipe econômica que assessora a presidente Dilma Rousseff, que sempre dá o último palpite quando o assunto é economia.

Guido Mantega, assim como outros integrantes do governo, está equivocado e sem saber o que dizer, pois alegar que a situação inflacionária está sob controle é mostrar desconhecimento em relação aos mais básicos conceitos de economia. O que o governo tenta fazer de maneira burra e teimosa é combater a inflação através do controle de preços, mas um governo paralisado e que ignora a necessidade de planejamento de logo prazo não tem o direito de falar em situação inflacionária, que é exatamente o que gera inflação.

Esse dado do IBGE mostra mais uma vez que o governo está literalmente perdido e que o crescimento do PIB será novamente pífio neste ano. Difícil é imaginar um governo querendo reverter a crise econômica por meio do consumo interno, em um país onde dois terços da população recebem dois salários mínimos e o piso salarial (R$ 678) vem sendo diuturnamente corroído pela inflação real, que já ultrapassa a casa dos 20%.

Até quando o governo do PT seguirá escorado nesse oceano de mentiras, quando os números da economia apenas revelam a verdade?