Qual é o papel da música no marketing?

Sala de espera – Qual é o papel da música no marketing? Para entender como funciona essa relação, o produtor musical e diretor de criação da agência Gomus, Guto Guerra, lança no dia 12 de abril, às 19h, na Livraria da Travessa do Leblon, pela editora Elsevier, o livro Music Branding.

Disponível no formato digital, o livro ganhará uma versão impressa, exclusiva para o lançamento, com tiragem limitada de 600 exemplares. Esta é a primeira publicação sobre o tema Music Branding na língua portuguesa, antes tratado apenas em inglês e alemão e o primeiro lançamento exclusivamente digital da editora Elsevier, uma das maiores editoras de e-books.

A música ao longo da história vem ganhando importância na rotina das pessoas, influenciando seus gostos e, por consequência, suas decisões. Diante desse quadro, surge o Music Brading, para pensar e planejar, de forma coerente, a música como um canal de comunicação com o público.

O livro tem como base a experiência de mais de 10 anos de mercado de Guto, ao lado dos sócios Pedro Guedes, Guilherme Farys e Delano Bendayen. Juntos, formaram a agência de music branding Gomus, indicada no fim de 2012 como uma das quatro melhores do mundo pelo prêmio Audio Branding Award. Os sócios já criaram e produziram trilhas sonoras para marcas como Coca-Cola, Nokia, Fiat, Budweiser, Absolut, Osklen, Bodytech, e canais de televisão como Rede Globo, GNT, Multishow, Sportv e Telecine.

“A ideia de transformar a nossa experiência em livro partiu de duas motivações. A primeira é incentivar o estudo acadêmico da matéria, que em pouco tempo, com o reconhecimento e o crescimento do mercado, deverá chegar a universidades e cursos brasileiros. O livro também irá responder à uma demanda de acesso ao conteúdo em português, adequado à realidade brasileira. Atualmente, este tipo de conteúdo é encontrado apenas em inglês e alemão”, conta Guto.

“Music Branding” é uma leitura direcionada para o profissional de marketing, com capítulos que vão desde o que é o som, como ele é ouvido e como nos afeta, passando por aspectos técnicos. O livro apresenta também um círculo de diálogos e entrevistas com diretores de grandes marcas que já possuem um planejamento organizado de Music Branding e estão alcançando o sucesso, contribuindo com uma visão prática sobre o assunto. (Do AdNews)