PPS condena rolo compressor do governo para barrar fusão e criação de novos partidos

Jogo sujo – “O rolo compressor que o governo do PT quer passar no Congresso Nacional para aprovar o projeto que dificulta a fusão e a criação de novos partidos é de um casuísmo sem tamanho. Um verdadeiro golpe contra a democracia”, condenou na terça-feira (16) o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), ao sair da reunião dos líderes partidários.

Para o deputado, o governo tem que explicar sua mudança de posição nessa questão. “Quando da criação do PSD, que levou tempo de TV e fundo partidário dos deputados que tirou dos outros partidos o governo deu todo o apoio. O próprio Lula trabalhou a favor. Agora, que temos a Marina Silva construindo seu partido, o PPS se unindo ao PMN, reforçando a oposição, querem barrar. Isso é antidemocrático, é puro golpe”, condenou.

Rubens Bueno ressaltou ainda que o PPS não foi contra a criação do PSD. “O que nós condenamos, na época, era que surgiu um partido sem ideologia, sem cara. Agora, que tem cara e causa, como é o caso do movimento da Marina e da fusão entre PPS e PMN, eles não querem aceitar. Vamos resistir”, avisou.

A votação da urgência e do mérito do Projeto de Lei 4470/2012 deve acontecer ainda nesta terça-feira na Câmara. Se aprovada, a proposta segue para o Senado. Também precisa ainda de sanção presidencial.

Fusão

Para garantir que o novo partido que surge da fusão de PPS e PMN não seja atingido pela possível aprovação da nova lei, as duas legendas oficializam a união nesta quarta-feira, a partir da 10 horas, no San Marco Hotel, em Brasília.