Mundo globalizado: celulares 4G estrangeiros não funcionarão no picadeiro Brasil e vice-versa

La garantia soy yo – Alguns leitores, inconformados com nossas críticas, alegam que dedicamos marcação cerrada ao PT, mas é impossível agir de forma diferente com um partido que insiste em governar o Brasil da mesma forma que um bêbado administra um boteco de porta de fábrica. Ultrapassa a última fronteira da compreensão o fato de alguém governar uma nação, como essa destrambelhada Terra de Macunaíma, sem qualquer dose de planejamento.

Enquanto a tecnologia avança em todos os cantos do planeta, o viés ignaro do Estado brasileiro cresce na mesma e veloz proporção. O governo brasileiro garantiu que a Copa do Mundo de 2014 seria o maior evento futebolístico da história do esporte bretão, mas pelo jeito a bola murchou muito antes do pontapé inicial.

Como já noticiamos, a internet 4G não estará funcionando plenamente até a abertura da Copa, em junho do próximo ano. Isso porque os turistas estrangeiros que aqui chegarem não conseguirão conectar seus smartphones na internet por telefonia celular. A razão é meramente técnica: a frequência utilizada no exterior para a conexão 4G é usada no Brasil pelas emissoras de televisão aberta.

De igual maneira, mas no contraponto, os afoitos consumidores brasileiros que comprarem aparelhos compatíveis com o 4G nacional não poderão utilizar os equipamentos em viagens ao exterior. Como o serviço de aceso à internet no Brasil é vendido de uma forma e entregue de outra totalmente diferente, só mesmo um exibicionista descontrolado optará por mais esse engodo que será o 4G.

Se nem mesmo o atual 3G funciona como prometido, não é difícil imaginar o que acontecerá com a próxima modalidade de acesso à rede mundial de computadores. Para quem conhece a genialidade e o histórico do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo da Silva, não é novidade esse espetáculo digno de circo de periferia. O picadeiro ficou completo quando Paulo Bernardo nomeou seu ex-chefe de gabinete, João Rezende, para a presidência da Anatel. Como dizem os caipiras, serviço completo: barba e cabelo.