Polícia contabiliza ao menos cinco mortos e 160 feridos em explosão no Texas

Minuto de silêncio – Divulgado na manhã desta quinta-feira (18), o primeiro balanço oficial do governo estado do Texas, nos Estados Unidos, aponta que entre cinco e quinze pessoas morreram na explosão ocorrida na fábrica de fertilizantes ¬West Fertilizer Company, na região de Waco. A estimativa oficial é que mais de 160 ficaram feridas no incidente que aconteceu na quarta-feira (17). As informações foram divulgadas pelo porta-voz da polícia local, sargento Patrick Swanton, que lembrou que os números podem mudar nas próximas horas.

Swanton disse que mais de 160 pessoas deram entrada em três hospitais da região com ferimentos diversos. O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Don Yeager, declarou que por enquanto não se sabe os motivos da explosão, mas uma das hipóteses seria a grande quantidade de amoníaco no local.

A explosão na fábrica de fertilizantes ocorreu ontem (17) às 19h50 (21h50 de Brasília) e provocou danos em uma área extensa. O incêndio foi controlado apenas na manhã desta quinta-feira, mas as autoridades tentam conter a nuvem de fumaça que pode ser tóxica e se espalha pela região próxima ao acidente.

De acordo com as autoridades, mais de 50 casas foram danificadas e um edifício com 50 apartamentos ficou destruído. Também foram atingidos pela explosão um asilo para idosos e uma escola. Bombeiros, ambulâncias e seis helicópteros foram deslocados para participar do resgate.

O incidente no Texas ocorreu em uma semana de grande comoção nos Estados Unidos devido às explosões registradas durante a Maratona de Boston, há três dias, que deixou três mortos e mais de 180 pessoas feridas.

Também nesta semana, o presidente norte-americano Barack Obama e um senador receberam correspondências aparentemente contaminadas com o veneno letal ricinina. (Com informações da Agência Brasil e da Agência Lusa)