Greve leva alemã Lufthansa a cancelar quase todos os voos nesta segunda-feira

Braços cruzados – Passageiros da Lufthansa enfrentarão o cancelamento de centenas de voos da companhia nesta segunda-feira (22). Devido à greve de advertência anunciada pelo sindicato Verdi, a principal companhia aérea alemã cancelará quase todos os seus voos.

Dos 1.720 voos planejados para esta segunda-feira, a companhia informou neste sábado em Frankfurt que, provavelmente, somente 32 irão ser realizados. Sobretudo os trechos internos na Alemanha e Europa serão prejudicados. Segundo o plano emergencial da empresa, dos 1.650 trajetos de curta distância, somente 20 serão oferecidos, principalmente em Berlim, onde a greve de advertência deverá se encerrar às 14h30 (hora local).

Dos 70 voos de longa distância, somente 12 deverão partir. Segundo a agência de notícias DPA, no Aeroporto de Frankfurt, a companhia deverá realizar somente seis voos intercontinentais – 50 estavam previstos. Em Munique, somente três das 17 partidas intercontinentais serão mantidas. Em Düsseldorf, no entanto, os três trechos de longa distância previstos irão acontecer.

A greve já atinge passageiros brasileiros. Três voos do domingo, partindo de São Paulo e Rio de Janeiro com destino a Frankfurt e Munique, foram cancelados. Na segunda também estão cancelados três voos saindo da Alemanha com destino ao Brasil.

Prejuízo milionário

A Lufthansa aconselhou os passageiros a acessar o website da companhia para informações sobre o status de seu voo. Na Alemanha, devido à greve, a companhia ferroviária alemã Deutsche Bahn pretende disponibilizar trens e pessoal adicional para esta segunda-feira. “Nós colocaremos todos os nossos trens sobre os trilhos”, disse uma porta-voz da Deutsche Bahn neste domingo.

Esta é a segunda onda de paralisações no conflito tarifário em torno de salários e condições trabalhistas dos cerca de 33 mil empregados da Lufthansa, entre pessoal de terra e de cabine. Em 21 de março último, 700 voos foram cancelados em conseqüência de uma greve de advertência em menor escala.

As negociações tarifárias acontecem desde fins de fevereiro. O sindicato Verdi exige da Lufthansa um aumento salarial de 5,2% num período de 12 meses. Segundo o sindicato, a Lufthansa apresentou uma proposta que prevê aumento salarial entre 0,4% e 0,6% nos primeiros 12 meses.

A Lufthansa está passando por um programa de austeridade econômica e redução de pessoal. A empresa pretende cortar 3.500 postos de trabalhos no setor administrativo em todo o mundo. A companhia informou que a greve desta segunda-feira deverá provocar um prejuízo acima de 10 milhões de euros. (DW)