Governo continua embalsamando a crise econômica para garantir a reeleição de Dilma Rousseff

Enganação oficial – Diante de uma crise econômica que preocupa cada vez mais, o governo de Dilma Rousseff, a gerentona inoperante, continua chagando atrasado e sendo pontual na adoção de medidas. Os palacianos preferem combater isoladamente cada consequência, sem em nenhum momento se preocuparem com a causa. Essa estratégia absurda se deve à necessidade de blindar a campanha de Dilma pela reeleição. Ou seja, a ordem é manter defunto maquiado até a hora do sepultamento.

O aumento das tarifas de ônibus, metrô e trem metropolitano na cidade de São Paulo, a maior do País, deve causar impacto na inflação, mesmo com a decisão do governo de abrir mão do PIS e Cofins que recaem sobre o setor.

Essa saída é paliativa, pois no contraponto o dinheiro dessas duas contribuições faltará nos cofres oficiais e exigirá do governo, mais adiante, o desembolso equivalente. No momento em que o Planalto anuncia corte de R$ 28 bilhões no orçamento, não é preciso qualquer dose extra de raciocínio para perceber como serão de agora em diante os investimentos oficiais. Se até então eram pífios, ficarão ainda piores.

No vácuo de um acordo selado com o governo paulista e a prefeitura paulistana, o Palácio do Planalto conseguiu conter em patamares menores a elevação das tarifas de transporte público. O que não significa que as empresas que executam o serviço ficarão no prejuízo.

No âmbito dos ônibus municipais, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, já anunciou aumento do subsídio pago às empresas de transporte, que em 2013 será de R$ 1,2 bilhão. Em outras palavras, o estrago não virá na inflação do mês seguinte, mas de alguma forma aparecerá ao longo do ano.

Em relação ao metropolitano e aos trens, o governador Geraldo Alckmin terá de abrir os cofres paulistas e custear o Metrô e a CPTM, que pelo exíguo apertado não podem sequer sonhar com prejuízo.

Resta saber até quando o governo federal, que simplesmente ignora as mais básicas lições de planejamento, sustentará a mentira em que se transformou a tão festejada administração petista. Provavelmente, por causa desses desastrosos resultados é que Lula tem recebido tantos títulos de doutor honoris causa ao redor do planeta.

Enfim, como disse certa vez um conhecido comunista e filósofo de botequim, “nunca antes na história deste país”.