Conheça os alimentos que ajudam a reduzir a insônia

Noite tranquila – Para a maior parte das pessoas, o ideal é dormir de sete a oito horas por noite, mas, por diversos motivos, nem sempre isso é possível. Uma das causas que impede o sono contínuo é a insônia, um mal que prejudica a saúde física e mental de muitas pessoas. Uma estratégia para driblar essa dificuldade é mudar os hábitos alimentares. Veja abaixo algumas dicas de alimentos:

Banana

A fruta é rica em triptofano, uma substância que ajuda o organismo a produzir serotonina, que por sua vez é um neurotransmissor que melhora o humor e provoca sensação de bem-estar.

Laranja

A vitamina C presente nesta fruta auxilia na redução dos níveis de cortisol, um hormônio que está relacionado ao estresse. Dessa forma, ao se alimentar de frutas cítricas, a tendência é que o sono seja mais relaxante.

Peixe

As carnes magras possuem um aminoácido chamado taurina, que estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o estresse. Essa mesma substância é encontrada em energéticos, ela ajuda a controlar a ansiedade e a tensão.

Espinafre

Também fonte de taurina, a verdura é rica em ácido fólico, também conhecido como vitamina B9. A substância desempenha um papel de poder antidepressivo colaborando para uma boa noite de sono. Têm o mesmo efeito do espinafre os cereais integrais e outras verduras de folhas verde-escuras.

Amêndoa

O fruto possui triptofano, um elemento que aumenta a produção dos hormônios ligados ao bem-estar. É rico em zinco, magnésio, cobre e ferro, que são minerais que combatem a insônia e promovem um sono tranquilo.

Maracujá

Um calmante natural também rico em vitamina C. Uma dica é tomar sucos da fruta durante o dia e à noite fazer uma chá bem quente.

Outras recomendações para casos de insônia

Jante três horas antes de se deitar e, caso sinta fome, coma um lanche leve. Durante essa refeição também evite alimentos gordurosos, café, bebidas alcoólicas e chocolates.

Inclua arroz, pão integral, leite, nozes e lentilha na alimentação. Esses alimentos também ajudam a reduzir a ansiedade.

Mantenha uma rotina no horário de dormir e acordar, pratique atividades físicas e, finalmente, na hora de dormir, desligue a televisão, computador e celular. Os aparelhos eletrônicos ligados no quarto podem atrapalhar ainda mais o sono. (Com informações do CicloVivo e do M de Mulher)