Cachorros de rua são mortos em cidade do Pará por determinação do prefeito

Carrocinha ressuscitada – Uma medida aplicada na cidade de Santa Cruz do Arari (PA) tem gerado revolta nacional. No final do mês de maio, o prefeito Marcelo Pamplona determinou a apreensão de cães de rua em troca de dinheiro.

Desde que o anúncio foi feito, a estimativa é de que mais de 300 cachorros tenham sido recolhidos, cem destes animais já foram mortos. A justificativa para a decisão, segundo o político, é a necessidade de manter a cidade limpa e livre das doenças transmitidas pelos cães de rua.

Conforme noticiado pelo jornal “O Povo“, a prefeitura ofereceu R$ 5 a cada macho entregue e R$ 10 pelas fêmeas. A informação foi dada pelo diretor do Centro de Zoonoses de Belém, Altevir Lopes. Em consequência da retribuição financeira, até mesmo animais que tinham donos foram roubados e entregues à prefeitura.

Devido à repercussão do caso, a Delegacia de Meio Ambiente foi acionada para investigar o maltrato, já que o vídeo feito por um morador local mostra os cães amordaçados, sendo colocados em um barco. A especulação é de que parte dos animais seria abandonada em uma ilha para morrer por falta de comida e água. Uma parte dos bichinhos já foi encontrada morta por afogamento em rios da região.

Artistas globais lideraram uma mobilização via internet contra o prefeito Marcelo Pamplona. A atriz Thaila Ayala utilizou o Instragam para pedir que os internautas assinassem duas petições pelo fim da caça de cães em Santa Cruz do Arari. Giovanna Ewbank chamou o prefeito de assassino e pediu que ele seja preso. Ísis Valverde, Paulinho Vilhena, Kiko do KLB, também embarcaram na onda e publicaram a foto do prefeito ao lado de uma frase atribuída a ele, que diz: “A gente vai continuar fazendo isso [apreendendo cães] até não ter mais cachorro na rua”.

Clique aqui para assistir aos vídeos feitos pelos moradores locais. (Com informações do CicloVivo)