MD cobra da Casa Civil explicação sobre sigilo nos gastos de viagens de Dilma Rousseff

Escondendo o errado – Líder da Mobilização Democrática na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR), protocolou nesta quarta-feira (12) requerimento cobrando informações da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, sobre os motivos que levaram o Palácio do Planalto a decretar sigilo no âmbito dos gastos e informações relativas às viagens oficiais da presidente Dilma Rousseff. Conforme a imprensa noticiou, a ordem, também repassada ao Itamaraty, determina que todas as comunicações de viagens presidenciais sejam classificadas como “reservadas”, podendo se tornar secretas até a saída de Dilma do governo.

Para o líder do MD, não há motivo para o sigilo, nem sequer por questão de segurança, já que as informações são disponibilizadas após a realização das viagens. “Estranhamos que essa decisão tenha sido tomada após a farra como dinheiro público que foi promovida durante a viagem da presidente a Roma. O episódio desgastou a imagem de Dilma e, em vez de economizar, o governo decide decretar sigilo. Essa não é a postura de um governo transparente”, criticou Rubens Bueno.

O deputado lembra que o governo brasileiro desembolsou R$ 324 mil com hospedagem em um hotel de luxo para a comitiva de Dilma em Roma durante a missa inaugural do papa Francisco, em março. Normalmente, os presidentes brasileiros ficam hospedados na embaixada, mas ela foi dispensada.

No pedido de informação, Rubens Bueno ressalta que a decretação de sigilo contraria a Lei de Acesso à Informação, que especifica que cabe aos órgãos e entidade do poder público a gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação.