Discurso de Mantega tem prazo de validade zero e BC reduz mais uma vez previsão de crescimento do PIB

Ladeira abaixo – Ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega insiste em convencer a opinião pública de que o Brasil não enfrenta uma preocupante crise econômica. Na quarta-feira (26), Mantega ousou dizer que durante as manifestações que ganharam o País as vozes roucas das ruas não protestaram contra o descontrole da economia. O que mostra que os palacianos só ouvem o que interessa.

Nesta quinta-feira (27), o Banco Central, por meio do relatório de inflação do segundo trimestre deste ano, revisou para baixo sua estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, que caiu 3,1% para 2,7%. Em 2012, o crescimento da economia ficou em vergonhoso 0,9%.

Para complicar ainda mais o cenário, o mercado financeiro aposta em avanço do PIB de no máximo 2,46%, por enquanto. É importante lembrar que na peça orçamentária de 2013, aprovada pelo Congresso Nacional, a previsão de crescimento econômico era de 3,5%. Contudo, o próprio Mantega revisou o índice para 3%.

A economia brasileira cambaleia à beira do despenhadeiro, sendo que a queda só não se consumou ainda porque a falta de infraestrutura no País continua atraindo o interesse de investidores, que por enquanto aguardam a solução da crise política para decidir de vez o destino do dinheiro.

Inconsistente, o discurso de Guido Mantega é mais uma das peças que o governo tenta pregar na população, como forma de minimizar a crise que ronda o Palácio do Planalto e manter em marcha o sonho de Dilma Rousseff de buscar a reeleição em 2014. A situação vem se agravando de tal maneira, que até mesmo o lobista-fugitivo Lula tem trabalhado nos bastidores contra sua sucessora, a “gerentona inoperante”.