Alimentos crus e frutas auxiliam a desintoxicação do organismo

Receita natural – Manter uma alimentação saudável é a chave para manter corpo e mente sempre saudáveis. Para isso, é importante evitar os excessos, principalmente de sal, açúcar, álcool e gorduras. Outra dica é desintoxicar o organismo constantemente.

O ideal é que as dietas que limpam internamente o organismo não sejam aplicadas diariamente por períodos muito longos, pois assim é possível que o corpo sinta falta de alguma vitamina ou nutriente. O período indicado para cada regime alimentar pode variar, de acordo com o cronograma a ser seguido. A dieta dos sucos (confira ao final da matéria), proposta pela nutricionista norte-americana Dra. Ann Louise Gittleman, é feita somente em um dia, com a ingestão de diferentes sucos. O resultado é redução na retenção de líquidos e com ela é possível emagrecer até 2,2 quilos em um dia.

A desintoxicação sugerida pela Dra. Ann, pode ser feita a cada quinze dias. Independente disso é possível manter o organismo mais limpo, ao optar por ingerir vegetais crus e frutas. O arroz integral também tem grande poder, para eliminar a sensação de inchaço e o ideal é que ele seja cozido por pouco tempo, para não perder as vitaminas e somente após pronto é que deve ser misturado a verduras ou ervas.

Mesmo com a alimentação mais saudável e a ingestão de alimentos crus, é possível que o organismo continue intoxicado. Isso acontece porque boa parte dos vegetais é contaminada por agrotóxicos. Portanto, o ideal é optar pelos alimentos orgânicos, que oferecem mais segurança à saúde por serem produzidos sem a utilização de produtos químicos.

A nutricionista Heloísa Bernardes explica que é importante evitar os congelados e enlatados com longa data de validade, pois eles possuem altos níveis de sódios, que consequentemente, retém líquidos.

O cuidado com a escolha dos alimentos pode ser, até mesmo, a solução para algumas doenças. Acne, dores abdominais, prisão de ventre, gastrite, entre outras coisas, podem ser resultantes de alimentações com excessos de gordura, sal, álcool. Em declaração à revista M de Mulher, Jane Susie, declarou que há três anos adotou a ingestão diária de alimentos crus e se curou de diversas doenças. “Eu fazia fisioterapia para aliviar dores no cotovelo e com uma semana ingerindo um suco de maçã, ervas, cenoura e girassol, as dores sumiram”, informou.

Para finalizar a química Conceição Trucom dá a dica: “É preciso nutrir-se da energia da terra, comendo raízes, sementes e fibras que dão sustentação, além das frutas”. (Com informações da M de Mulher e CicloVivo).

Dieta dos Sucos

A nutricionista Mariana Ferri D’Ávila adaptou o programa elaborado pela Dra. Gittleman.

Inicie a dieta assim que acordar. Tome um copo de suco a cada hora, intercalando os sabores. Comece pelo de limão.

Exemplo

– 7h um copo de suco de limão
– 8h um copo de suco desintoxicante
– 9h um copo de suco de limão

Receitas

Suco de limão

– 1 copo de água
– 1 colher (chá) de limão

Suco desintoxicante

– 210 ml de suco de uva integral
– 200 ml de suco de abacaxi
– 7 copos de água
– 1/2 colher (chá) de gengibre ralado
– 1/2 copo de suco de laranja
– 1/2 colher (chá) de canela
– Uma pitada de cravo-da-índia

Não bobeie

Depois da dieta, seu organismo estará equilibrado, o que possibilitará uma queima eficiente de gordura. Mas não adianta se encher de besteiras no dia seguinte! Mesmo porque, em apenas 24 horas, não há perda significativa de gordura. “Os quilos eliminados são resultado da menor retenção de líquidos”, diz Michelle.

Com tudo em cima

A dieta de desintoxicação deve ser realizada uma vez a cada 15 dias e apenas por quem está saudável. Não deve ser feita por pessoas com diabetes, disfunções renais, gastrite ou por crianças, gestantes e idosos. Se quiser desfrutar dos benefícios do suco desintoxicante mesmo depois da dieta, tome-o no lugar de um lanche.