Carta de Celebração (ucho.info – 12 anos)

    (*) Maria Lucia Victor Barbosa –

    Londrina, 17 de julho de 2013.

    Caríssimo Ucho,

    Aniversários são sempre celebrados. Comemora-se a vida que se estendeu por mais um ano de lutas, alegrias, vitórias, reposição de perdas, saudades para sempre emolduradas na memória.

    Um novo ciclo se inicia dando continuidade aos que passaram construindo uma existência. E, afinal, aniversários significam acúmulo de recordações, de vivências, de aprendizados. São datas que simbolizam o aperfeiçoamento constante do ser humano em busca do desenvolvimento de sua essência, ainda que para alguns isso seja imperceptível.

    Mas, não só pessoas comemoram aniversários. Existem outros tipos de festejos que marcam o tempo de coisas que nos são caras. Por isso, no dia 17 de julho, quero festejar o ucho.info que comemora 12 anos de um firme caminhar pelas veredas da autenticidade.

    Na verdade, parabenizo Ucho Haddad, que durante 12 anos manteve o site que se destaca pela qualidade, pela busca da verdade, pelo jornalismo que se faz respeitar por sua seriedade, pelo serviço prestado ao Brasil em termos de esclarecimento da realidade tantas vezes deturpada pela mentira, pela propaganda enganosa, pela ganância dos que estando no poder se sentem donos dos cargos que ocupam em vez de usar os cargos para servir ao País.

    Parabéns, Ucho, por sua dedicação, por seu brilhantismo, por sua coragem, por sua persistência diante das dificuldades que enfrentou. Só um homem movido por um firme ideal, por um sonho que se converte em meta de vida realiza a façanha de manter com a mesma firmeza um site, esse jornal dos tempos modernos, por 12 anos.

    Esse tempo que para uma criança apenas representa a passagem da infância para a adolescência, no reino das letras significa o triunfo do pensamento que já nasceu maduro, a conquista sobre as adversidades, a vitória que mescla emoção e racionalidade, a firmeza do jornalista cuja vida se mostra plena porque é útil.

    Meus parabéns, Ucho, que ingressa seu site no 13º ano sem esmorecer. Que muitos anos se acrescentem ao seu magnífico trabalho que presenteia os brasileiros com a verdade de suas análises.

    Aproveito também para lhe expressar meu agradecimento por ter sido acolhida no ucho.info através de minhas modestas colaborações.

    Siga em frente, Ucho, sempre vitorioso, sempre perseverante, sempre levando nas mãos a bandeira do Brasil.

    Estou celebrando com você.

    Um grande abraço,

    Maria Lucia Victor Barbosa

    (*) Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga