No país da economia paralisada, consumo de energia aumenta no vácuo das sandices do governo

Curto-circuito – Em dezembro de 2008, quando o então presidente Lula foi ao rádio e à televisão para pedir aos brasileiros que mantivessem em níveis elevados o consumo interno, como forma de minimizar os efeitos da crise internacional, o ucho.info criticou duramente a medida e alertou para os perigos do pedido presidencial. À época, os soberbos palacianos só souberam afirmar que torcíamos contra o Brasil.

Ao contrário do que afirmaram os aduladores de Lula, o ucho.info não torce contra o Brasil, mas, pelo contrário, usa a lógica do raciocínio e a coerência em sua busca por uma nação melhor e mais justa. Se para esses irresponsáveis esse comportamento é torcer contra o Brasil, que assim seja, pois jamais abandonaremos nossa missão maior, que é informar aos brasileiros a realidade dos fatos, sem rapapés de encomenda.

Uma das questões levantadas por este site em 2008 estava relacionada à geração de energia elétrica. O Brasil vive sempre no limite da produção de energia e uma procura desenfreada por eletrodomésticos colocaria o setor sob risco, mesmo considerando o fato de os novos aparelhos serem “inteligentes”. Contrariar o óbvio é assassinar o raciocínio, mas os petistas preferem caminhar na contramão da lógica.

O consumo de energia aumentou, o que explica os apagões que se espalharam pelo País recentemente. Há meses, quando a presidente Dilma Rousseff anunciou a decisão populista de reduzir as tarifas de energia, no vácuo do pagamento de indenizações bilionárias às geradoras, o ucho.info novamente alertou para o perigo da medida. A redução da conta de luz levaria o consumidor a gastar mais energia.

Nesta terça-feira (30), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em sua “Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica”, informou que o consumo de energia no País cresceu 3,1% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2012, atingindo 37.664 gigawatts-hora (GWh).

Pasmem, leitores, o maior crescimento foi registrado, mais uma vez, no setor residencial, com alta de 5,2% no consumo. No segmento de comércio e serviços, o consumo cresceu 2,8%. Já a indústria gastou mais 1,1%. Trata-se da terceira alta do consumo industrial, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mas, em relação à de maio deste ano, houve queda de 1,3% em junho. De acordo com a EPE, esse comportamento “ainda não oferece sinais de recuperação sustentada”.

No consolidado do segundo trimestre, houve aumento de 3% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No ano houve aumento de 2,8% e no acumulado de 12 meses, 2,9%.

Não era preciso nenhum esforço descomunal do raciocínio para descobrir que com as contas de luz mais baratas o consumo de energia seria maior. A grande questão é que o consumo da energia em alta se contrapõe a uma economia paralisada, que tem levado os investidores internacionais a direcionarem o dinheiro para destinos menos inseguros. De que maneira o governo mirabolante do PT espera que alguma multinacional despeje seus suados tostões em um país cuja geração de energia está sempre a um passo do colapso?

Assim, resta reconhecer que Lula, o embusteiro profissional, foi preciso como relojoeiro ao criar o bordão “nunca antes na história deste país”. (Com informações da Agência Brasil)