Grande imprensa pega carona no ucho.info, sem cerimônia e com ausência de ética

Papel carbono – Chega a impressionar a falta de humildade ética que reina nos grandes veículos da imprensa brasileira, que cada vez mais perdem a chance de produzir grandes matérias pela falta de jornalistas com visão mais apurada dos fatos e suas consequências.

Em 2005, enquanto a CPI dos Correios enveredava pelos mistérios do Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção de que se tem notícia no País, o ucho.info chamou a atenção dos leitores e das autoridades para o perigo que representava o movimento da desindustrialização, que à época dava os primeiros passos. O governo e a imprensa pouca importância deram às nossas matérias, mas agora sobram profetas do apocalipse nos veículos midiáticos a tratar do tema.

Em dezembro de 2008, quando o então presidente Lula empurrou a sociedade para o consumismo, este site destacou a irresponsabilidade da medida adotada pelo governo para diminuir os efeitos colaterais da crise internacional. Na ocasião, lembramos que tratava-se de mais um devaneio palaciano, pois antes de qualquer onda de consumo era preciso agir de forma planejada para preparar a economia, como um todo, para suportar as conseqüências da demanda reprimida. Um dos assuntos que mereceu destaque no ucho.info foi a enxurrada de carros novos que viria e a falta de capacidade da Petrobras de produzir gasolina. O que antecipamos acabou acontecendo, mas agora muitos são os jornalistas que repetem o que anunciamos há cinco anos, sem que sequer façam menção a este site como pioneiro no assunto.

O mesmo aconteceu com a decisão do governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, de convidar o médico infectologista David Uip para assumir a Secretaria Estadual de Saúde. Tão logo a notícia foi confirmada, o ucho.info publicou matéria afirmando que Alckmin aplicara um golpe de mestre, uma vez que Uip, por conta do seu currículo, será uma ponta de lança do Palácio dos Bandeirantes no embate eleitoral com Alexandre Padilha, ministro da Saúde e candidato do PT ao governo paulista. Nesta sexta-feira (16), como se matérias jornalísticas não tivessem autores, o site do Estadão traz reportagem sobre o assunto, sem ao menos citar a fonte.

Mesmo diante desse insistente surrupio de reportagens, há quem diga que só o diploma universitário garante ao jornalista o aprendizado da ética. O editor do ucho.info continua afirmando que ética é algo que se aprende no seio da família, desde o berço. Não será o banco da escola a suprir essa necessidade do ser humano, cada vez mais carente de ética. Enfim, isso prova que o ucho.info vem fazendo escola.