Desabamento: investigação confirma matéria do ucho.info e pode responsabilizar prefeitura de SP

Sem saída – Quando o ucho.info afirmou que a prefeitura de São Paulo, ao reconhecer irregularidades na obra que desabou na Zona Lesta paulistana, adentrou ao rolo dos culpados, não o fez com base em especulações ou no enfadonho “achismo” jornalístico. Foi com conhecimento e consultas a especialistas do Direito que levamos ao ar matéria sobre o tema, uma vez que secretário municipal das Subprefeituras, Chico Macena (PT), não economizou tempo para tentar eximir a municipalidade da culpa.

Nenhuma obra civil, mesmo reforma, pode iniciar sem o respectivo alvará, documento concedido pela prefeitura após análise de documentos técnicos. Uma vez constatada a irregularidade, a prefeitura embargou a obra no bairro de São Mateus, cujo desmoronamento deixou dez mortos e 26 feridos.

O agente vistor, servidor que trabalha nas subprefeituras, preencheu documento em que aponta a irregularidade da obra e solicita que as informações sejam repassadas à Polícia Civil e ao Ministério Público, o que não foi feito. No momento em que se omitiu, a prefeitura ingressou por antecipação no núcleo de culpa de uma tragédia anunciada, pois os próprios funcionários da obra já haviam alertado para a fragilidade da estrutura do prédio, insuficiente para suportar o peso das lajes.

Como sempre acontece no PT, que jamais aceita reconhecer a própria culpa, o prefeito Fernando Haddad, que fez escola com o fugitivo Lula, insinuou que o fiscal gestor responsável pela fiscalização da obra teria prevaricado, uma vez que pediu exoneração do cargo dias após a última vistoria da obra. Esse modus operandi petista é canhestro e conhecido, ou seja, com o prazo de validade vencido.

O delegado responsável pelo inquérito, que já questionou a omissão da prefeitura em relação ao caso, já requereu todos os documentos referentes à vistoria. É preciso lembrar que para manter a imagem da eficiência alguns políticos são capazes de atitudes inimagináveis. Por isso é importante não apenas requerer os documentos, mas solicitar à Justiça a apreensão dos computadores do setor responsável da subprefeitura de São Mateus.

O PT paulistano está experimentando um pouco do veneno que os petistas gaúchos tentaram destilar em Santa Maria, por ocasião da tragédia da boate Kiss, que deixou 242 mortos. Horas depois do incêndio que consumiu a boate, integrantes do PT tentaram arrastar o prefeito Cezar Schirmer para o centro da culpa, sem que tivessem em mãos algum tipo de prova para incriminá-lo. A grande questão é que os petistas, além de soberbos, têm memória curta e seletiva.