Democratas querem convocar ministros para esclarecer denúncia de espionagem dos EUA

Pingo nos is – A bancada do Democratas na Câmara dos Deputados quer explicações sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos em relação ao governo brasileiro. Os deputados Onyx Lorenzoni (RS), Mendonça Filho (PE) e Efraim Filho (PB) protocolaram, nas Comissões de Constituição e Justiça, Fiscalização e Controle e Ciência e Tecnologia e Relações Exteriores, requerimentos para a convocação dos ministros da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e do gabinete de Segurança Institucional (GSI), general José Elito Carvalho Siqueira.

Com a realização da audiência pública na Câmara dos Deputados, os parlamentares entendem que as autoridades do governo poderão esclarecer sobre a fragilidade do sistema de segurança dos sigilos no Brasil, uma vez que a própria presidente da República, Dilma Rousseff e seus assessores mais próximos foram monitorados, com sucesso, pela Agência de Segurança norte-americana (NSA, sigla em inglês), segundo a reportagem feita a partir de documentos ultrassecretos repassados pelo ex-agente da CIA, Edward Snowden.

“Diante da gravidade das notícias, em que vemos estarem em cheque a soberania do País, o sigilo das comunicações de dados, o direito à privacidade e à inviolabilidade das comunicações, entendo ser imprescindível a vinda dos ministros para que expliquem ao Parlamento as medidas de segurança que são ou deveriam estar sendo adotadas para assegurar o respeito a essas garantias constitucionais, ” atestam os democratas nos requerimentos.

“Tem um fato muito grave. Onde está a contra-espionagem brasileira? Que grau de segurança tem o Brasil? Por que o governo federal não solicitou ao ITA, que é um instituto de alta tecnologia, para que o Brasil tivesse sistemas e mecanismos de proteção para que os dados utilizados pelas principais figuras do governo não pudessem ser hackeado? O Brasil está protegido ou o Brasil está exposto? Repudiamos o que foi feito. Agora, é dever nosso proteger o País. Se nós falhamos, alguém tem que pagar essa conta porque compromete todo o País”, argumenta Onyx Lorenzoni.