Desvio de dinheiro: PPS pede que TCU fiscalize contratos da Fundação Banco do Brasil com Ongs

Esquema de sempre – O líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno, apresenta nesta quinta-feira Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) promova uma auditoria nos contratos da Fundação do Banco do Brasil com Ongs e instituições que investem em projetos sociais. A Polícia Civil do Distrito Federal investiga a denúncia de que convênios estariam sendo montados com o único objetivo de desviar dinheiro público. A fundação, dirigida pelo petista Jorge Alfredo Streit, já repassou R$ 223,9 milhões para 937 entidades.

“Todo dia, toda hora, estamos vendo estampado nos jornais denúncias de maracutaias no governo do PT. Desvios, corrupção, irregularidades, desmandos. O senhor Jorge Streit, que foi candidato do PT a governador em Roraima, perdeu a eleição e já foi premiado com a Presidência da Fundação Banco do Brasil. E agora, como vemos, surgem denúncias de fraudes em convênios. Apelo ao PT para que não brinde com figuras como essa, que ajude a esclarecer os fatos, que ajude a apurar e melhorar, consequentemente, a gestão pública brasileira”, cobrou o deputado da tribuna da Câmara.

Ministério da Fazenda

Paralelo ao pedido de investigação, o PPS também apresentou requerimento de informações ao Ministério da Fazenda, pasta a qual a fundação é vinculada, cobrando nome das entidades beneficiadas, CNPJ e valores dos repasses. Além disso, também solicita cópias de contratos.

Segundo revelou nesta quinta-feira reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a Polícia Civil do Distrito Federal apreendeu documentos – dois DVDs e um CD – no gabinete do presidente da Fundação. Os investigadores levaram também seis computadores de outros servidores do órgão. A operação ocorreu na última quinta-feira (29) e é conduzida em sigilo.

O jornal informa ainda que Streit foi indicado ao cargo em 2010 pelo PT. “A polícia se surpreendeu com o fato de ele não utilizar o computador da fundação, mas um notebook. Segundo o Estado apurou, a polícia copiou todas as informações de uma central dos computadores na expectativa de acessar troca de informações por e-mail e dados”, relata reportagem do Estadão.

Reincidente

A Fundação Banco do Brasil já foi investigada pela CPI das ONGs, do Congresso, por repasses feitos a ONG Unitrabalho, de Jorge Lorenzetti, conhecido como churrasqueiro do ex-presidente Lula. A ONG tinha quatro contratos com a fundação até o ano passado. Na época, a fundação era dirigida pelo petista Jacques Pena, que até o ano passado presidia o Banco de Brasília (BRB).