Atuação de José Dirceu em favor de empresas confirma denúncia do ucho.info sobre o caixa do Mensalão

Prova dos nove – Solicitados pelo jornal “O Globo” com base na Lei da Transparência, documentos que mostram a atuação do então chefe da Casa Civil, José Dirceu de Oliveira e Silva, em prol de empresas privadas no ano de 2004 comprovam afirmação de longa data do ucho.info. De que o caixa do Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história nacional, foi alimentado por empresários interessados em se aproximar da cúpula do governo petista de então.

O esquema criminoso de cooptação de parlamentares por meio de pagamento de mesadas contou, além do dinheiro desviado de empresas públicas, com aportes financeiros de terceiros e com a repatriação de recursos depositados ilegalmente no exterior.

Esse detalhe, que estranhamente escapou dos olhos da Procuradoria-Geral da República e do Supremo Tribunal Federal, é motivo suficiente para que novas investigações sobre o Mensalão sejam abertas, pois, como sempre afirmamos, o escândalo é muito maior do que se imagina. A prova maior desse conluio é que muitos dos integrantes do governo petista da época passaram a prestar consultorias a muitas empresas, muitas das quais financiadoras do esquema palaciano.

Um dos caminhos para se chegar à verdade é investigar a fundo a contabilidade das empresas de publicidade de Marcos Valério Fernandes de Souza, condenado pelo STF a mais de quarenta anos de prisão, pois algumas campanhas publicitárias foram superfaturadas de forma consentida para permitir o abastecimento do caixa do Mensalão do PT. Na primeira etapa pode-se facilmente chegar a, pelo menos, duas empresas de telefonia celular.