PPS irá à Justiça contra Dilma por campanha eleitoral antecipada no discurso de 7 de Setembro

Sem sossego – Presidente nacional do PPS, o deputado federal Roberto Freire (SP) anunciou, no domingo (8), que o partido ingressará com representação contra o uso eleitoral da cadeia de rádio e televisão utilizada pela presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira, véspera do feriado da Independência. “Era para ser um pronunciamento republicano, em uma data histórica, mas se transformou em palanque eleitoral”, disse Freire, ao justificar a medida judicial. O parlamentar adiantou que a ação pedirá o pagamento de multa, conforme prevê a legislação. O partido alegará realização de campanha antecipada com vistas às eleições de 2014.

O PPS ajuizará a medida no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta segunda-feira (9). No pronunciamento, Dilma teceu longos elogios ao polêmico programa Mais Médicos e falou dos “pactos” que propôs após as manifestações de junho, quando sua popularidade despencou. O PPS entrou com outra representação contra pronunciamentos eleitoreiros da presidente, no 1º de Maio deste ano, Dia do Trabalhador. Na ocasião, Dilma se comportou da mesma forma, fazendo propaganda do governo na cadeia de rádio e TV da Presidência da República. Até hoje, essa representação do partido não foi julgada.

“O que ocorre neste governo é a continuação do que ocorria na gestão de Lula: uma perda absoluta de valores republicanos e democráticos”, disse Roberto Freire. O deputado afirmou esperar que, desta vez, a ação judicial do PPS tenha consequência, ou seja, que a Justiça Eleitoral determine a punição prevista em lei. “Foi um pronunciamento eleitoreiro, como o que ela fez por ocasião do 1º de Maio. Esperamos mais da Justiça desta vez, porque sempre que se deixa um ato ilegal impune ele inspira mais ilegalidades”.