O PT arruinou a economia brasileira, mas Mantega diz que Eike Batista causou danos à imagem do País

Parafuso solto – Ainda ministro da Fazenda, Guido Mantega é um incompetente conhecido que frequentemente recheia piadas que circulam pelo mercado financeiro, mas como bom petista não perde a oportunidade de encontrar um culpado para suas trapalhadas no comando da economia nacional.

Nesta segunda-feira (30), dando folga ao cenário internacional, elevado à condição de vilão da crise brasileira, Mantega disse que espera que uma solução seja encontrada para o problema da OGX. A empresa de Eike Batista romperá o mês de outubro com o compromisso de pagar pouco mais de US$ 44 milhões em juros a instituições financeiras, mas um calote já esperado pelo mercado.

“A situação da OGX já causou um problema para a imagem do País e para a Bolsa de valores que teve uma deterioração, não agora, mas teve uns 10% de queda em função dessas empresas”, declarou Guido Mantega aos jornalistas, quando perguntado sobre a situação da empresa.

O PT conseguiu a proeza de arruinar a economia brasileira em apenas uma década, permitindo o retorno da inflação e empurrando dezenas de milhões de consumidores ao endividamento recorde, por isso não precisa de ajuda de terceiros para prejudicar a imagem de um país que poderia estar mais distante da crise, que tem muito causas internas do que externas. Mantega é um irresponsável em termos de economia, pois todas as medidas adotadas pelo governo, por sugestão sua, fora tardias e equivocadas.

Ademais, o ex-presidente Lula e sua sucessora, Dilma Rousseff, se deixaram fotografar ao lado do agora enrolado Eike Batista. Se o dono das fracassadas empresas “X” resolver contar o que sabe, por certo não sobrará pedra sobre pedra no Palácio do Planalto. O melhor que Mantega pode fazer é se contentar com a própria incompetência.