França: Hollande é o pior presidente dos últimos 30 anos, Sarkozy, o mais corajoso

No sal – Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25), em Paris, mostra que os franceses consideram o presidente do país, François Hollande, o pior e menos corajoso dos últimos trinta anos. O levantamento do instituto BVA, realizado entre 10 e 11 de outubro, aponta que Hollande é bem avaliado por apenas 27% dos franceses, contra 45% do antecessor Nicolas Sarkozy (à esquerda na foto).

A pesquisa revela também que o presidente francês com melhor avaliação é o socialista François Mitterrand, com um apoio de 57%, seguido pelo conservador Jacques Chirac, com 56%. Entre os esquerdistas, a aprovação de Miterrand é de 89%, enquanto na direita cai para apenas 33%.

De acordo com o BVA, o atual presidente perde também quando se pergunta quem é o chefe de Estado mais corajoso dos últimos 30 anos. Este quesito é vencido por Nicolas Sarkozy (41%), seguido por Mitterrand (37%), Chirac (9%) e Hollande (8%).

O instituto explica que “obviamente” os eleitores direitistas rejeitam Hollande, com má avaliação de 95%, mas destaca que o presidente é rechaçado também por boa parte (58%) dos cidadãos que se dizem de esquerda, porém não socialistas

As medidas mais corajosas adotada nas últimas três décadas, de acordo com a pesquisa do BVA, foram a abolição da pena de morte em 1981 (79%), a adesão ao euro em 1999 (52%) e a reforma dos regimes especiais de aposentadoria em 2008 (51%).

Nos dias atuais, as medidas mais ousadas que deveriam ser tomadas são, de acordo com os entrevistados, a proibição de demissões em empresas lucrativas (53%), modificação da semana trabalhista de 35 horas (47%) e o fim da segurança laboral dos funcionários (44%).