Incerteza sobre reajuste dos combustíveis derruba ações da Petrobras e pressiona a Bovespa

petrobras_07Descendo a ladeira – O estrago provocado pelo Partido dos Trabalhadores na Petrobras é algo descomunal, mas o desgoverno de Dilma Vana Rousseff insiste em usar a empresa como instrumento de política econômica. Com a decisão absurda tomada pelo então presidente Luiz Inácio da Silva de reduzir os impostos do setor automotivo e inundar as cidades brasileiras com enxurradas de carros novos, a Petrobras se viu obrigada a importar combustível e revendê-lo internamente a preço subsidiado, como forma de não alavancar a inflação.

Enfrentando um longo e árduo caminho de dificuldades financeiras, a estatal passou a sacrificar o próprio caixa para abastecer o mercado de combustíveis, resultado de ação estabanada de um governo populista e avesso ao planejamento. Quando, em dezembro de 2008, Lula anunciou a medida ufanista, o ucho.info alertou para o perigo das consequências. À época, assessores presidenciais nos acusaram de torcer contra o Brasil.

Na última sexta-feira (29), depois de longa batalha com integrantes do governo, a Petrobras anunciou o aumento do preço da gasolina e do diesel nas refinarias. Mesmo assim, horas depois a majoração já estava nas bombas dos postos de combustíveis. Apesar do aumento, a Petrobras continuará sacrificando o caixa para importar gasolina. Ou seja, a empresa conseguiu minimizar o prejuízo. Apesar da insistência da direção da petroleira, o ministro Guido Mantega (Fazenda) não definiu um modelo de reajuste.

Tal situação fez com que as ações da Petrobras abrissem o pregão da Bovespa com queda de 6%, cenário que reflete a desconfiança do investidor em relação ao futuro. A estatal propôs que os reajustes de preços tivessem como parâmetro o mercado internacional de petróleo e a oscilação do dólar, mas o governo petista rejeitou a ideia.

A postura dos palacianos mostra de maneira inequívoca o descontrole de um governo que vive de discursos e campanhas publicitárias recheadas de efeitos especiais, algo que já deve causar inveja ao consagrado cineasta Steven Spielberg. Ao governo pouco importa os acionistas minoritários da Petrobras, que desde a chegada do PT ao poder central têm assistido à corrosão dos próprios investimentos.

No decorrer do pregão desta segunda-feira, as ações da Petrobras chegaram a registrar perda de 9%, o que levou o índice Bovespa a encerrar os negócios com queda de 2,36%. O mais pitoresco nesse faz de conta que o Palácio do Planalto insiste em levar adiante é que Dilma Rousseff, apresentada aos eleitores como a “gerentona”, continua calada. Até quando os brasileiros suportarão essa encenação pífia e embusteira?