Mortes em presídio levam deputado a exigir providências do desgoverno de Roseana Sarney

waldir_maranhao_12Sem controle – O crescente número de assassinatos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, revolta a população maranhense e expõe as mazelas do governo de Roseana Sarney (PMDB), integrante do clã que há cinco décadas domina a política local e que transformou o estado na mais miserável unidade da federação. O deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), que assim como seus conterrâneos está tomado pela indignação, exige providências.

“Não é possível que o governo do Maranhão continue a assistir passivamente esta tragédia em que se encontra a segurança pública do estado. As organizações internacionais, entre elas a OEA, estão pedindo solução e a governadora não toma atitude. É preciso mudar o sistema prisional que deve reeducar os criminosos. Não defendo bandido, mas os presidiários devem ser reeducados para quando voltarem para sociedade não cometerem ainda mais crimes. Hoje o bandido entra no presídio, morre ou sai pior do que entrou” desabafou Waldir Maranhão.

Nesta quinta-feira (19), mais um detento morreu no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Apenas neste ano foram 58 assassinatos de presos no Sistema Penitenciário. Na última terça-feira (17), uma briga deixou cinco mortos, entre eles três decapitados no Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que tem capacidade para 1.700 presos, mas atualmente abriga 2.200. Em 2013, cerca de cem presos conseguiram fugir da penitenciária.

natal2013_01

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu prazo de três dias para que o governo do Maranhão detalhe o que ocorre no sistema prisional do estado e tome providências imediatas para conter a onda de mortes e a guerra entre facções criminosas. Janot não descarta a possibilidade de, dependendo das explicações do Palácio dos Leões, requerer intervenção federal no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

As mortes ocorridas em Pedrinhas refletem o descalabro em que se transformou a atuação do grupo político comandado pelo senador José Sarney (PMDB-AP), que instalou no Maranhão uma criminosa política de Apartheid, que segrega de maneira escandalosa a população carente.

Os problemas do Maranhão não se resumem às questões dos presídios, pois a incompetência que jorra do desgoverno de Roseana Sarney se faz presente em todos os setores. Mesmo assim, a governadora trabalha para fazer do atual secretário de Infraestrutura, Luís Fernando Silva, o seu sucessor. Se isso acontecer, o Maranhão terá no Palácio dos Leões um governador acionado pelo controle remoto da “famiglia” Sarney.