Dilma abusou do ufanismo na mensagem de ano novo, mas foi desmentida pelos números

dilma_rousseff_373Hora da verdade – Dilma Rousseff balbuciou inverdades em seu pronunciamento de final de ano, tentando escapar da responsabilidade de, juntamente com o lobista Lula, ter arruinado a economia brasileira, mas horas depois os números oficiais confirmaram o que os palacianos insistem em não enxergar. A presidente afirmou que o ano de 2013 terminou melhor do que começou, mas não é essa a realidade apontada pelo Boletim Focus, do Banco Central.

Divulgado nesta segunda-feira (30), o boletim do BC, que sempre consulta os economistas das cem maiores instituições financeiras em operação no País, a inflação oficial deve encerrar o ano em 5,73%, enquanto a real já ameaça descolar da casa de 20%. Para 2014, as apostas não são as mais otimistas. Os analistas do mercado financeiro projetam inflação de 5,98% para o próximo ano, na terceira alta seguida. Em 2012, o mais temido fantasma da economia alcançou a marca oficial de 5,84%. Em suma, a inflação continua distante da meta fixada pelo governo, que é de 4,5% ao ano, e pouco abaixo do teto, de 6,5%.

No último dia 20 de dezembro, ao divulgar o “Relatório de Inflação”, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, afirmou que o cenário mais provável da instituição não traz a inflação no centro da meta em 2013 e nos próximos anos. “O cenário mais provável não aponta essa convergência, o que não implica que não seja possível. São coisas distintas. A convergência pode se tornar mais provável mais adiante, na medida em que a economia começar a responder às ações que foram tomadas”, acrescentou. No documento, o BC prevê que neste ano o IPCA ficará em 5,8%. Para 2014, a projeção para a inflação é 5,6%, enquanto para 2015 a estimativa é de 5,4%.

anonovo_2014_01

Para tentar levar a inflação para o centro da meta e de alguma maneira influenciar a atividade econômica nacional o BC usa a taxa básica de juro (Selic), atualmente em 10% ao ano, como principal arma. A previsão é que logo no começo de 2014 a Selic seja elevada mais uma vez, podendo alcançar a marca de 10,5% ao longo dos primeiros meses.

Acontece que se o BC elevar a Selic a atividade econômica tende a encolher. Situação ruim para o País, uma vez que 2014 já é considerado como um ano praticamente perdido por causa da nefasta sequência formada por Carnaval, Copa do Mundo e eleições. Esse enxadrismo de números mostra que Lula e Dilma conseguiram a proeza de comprometer seriamente a economia, que cada vez mais se aproxima do despenhadeiro.

O cenário torna-se ainda pior quando analisadas as projeções do mercado para o crescimento da economia. Os analistas apostam em avanço de 2,3% do PIB para este ano e de apenas 2% em 2014. Sempre lembrando que essas estimativas antecipadas sempre recuam ao longo do ano.

Resumindo, Dilma continua devendo à massa pensante da população o endereço desse país de Alice em que ela e os ufanistas companheiros vivem, pois a realidade brasileira está a anos-luz dos efeitos especiais que recheiam as propagandas oficiais do governo.