É “muito grave” a situação do ex-piloto alemão Michael Schumacher, que corre risco de morte

michael_schumacher_07Tristeza chacoalha o planeta – O ex-piloto alemão Michael Schumacher, maior campeão da história da Fórmula 1, corre risco de morte depois de grave acidente de esqui no Alpes franceses, afirmaram nesta segunda-feira (30) médicos do Hospital Universitário de Grenoble, na França.

O estado de saúde do alemão, de 44 anos, é muito grave e não é estável, afirmaram os médicos durante entrevista à imprensa. “Podemos dizer que ele corre risco de vida”, afirmou Jean-François Payen, chefe da UTI do hospital. Os especialistas afirmaram ser muito cedo para um prognóstico sobre a recuperação do ex-piloto.

O esportista está em coma induzido para limitar os efeitos das lesões cranianas no cérebro. Ele foi submetido a cirurgia de emergência para reduzir a pressão intracraniana. Os médicos descartaram, por enquanto, uma segunda cirurgia. “Neste momento, não pensamos que ele necessitará de uma segunda operação”, afirmaram. Contudo, o jornal francês “Le Dauphiné Libéré” informou que heptacampeão da F1 passou por uma segunda cirurgia na cabeça ao longo da noite. O tabloide, entretanto, não deu maiores detalhes sobre o novo procedimento.

Em relação ao acidente, os médicos falaram ter ocorrido um “forte impacto em alta velocidade” que, apesar do capacete, provocou lesões graves na cabeça. “Qualquer um que sofresse esse tipo de choque sem capacete certamente não chegaria até aqui”, ressaltou Payen.

Logo após o acidente, Schumacher estava, de acordo com especialistas, agitado e confuso. “Ele não podia responder a perguntas e não mostrava reações normais”, disse um membro da equipe médica. Nos primeiros momentos após o acidente o ex-piloto estava consciente, mas seu estado de saúde deteriorou-se rapidamente, afirmaram os médicos, destacando que o esportista entrou em coma, com sinais de hipertensão intracraniana.

Michael Schumacher completa 45 anos na próxima sexta-feira (2). A mulher do ex-piloto, Corinna, também está no hospital com os dois filhos do casal, Gina-Marie, de 16 anos, e Mick, de 14. O neurocirurgião Gerard Saillant, amigo de Schumacher, viajou de Paris para Grenoble para acompanhar o caso.

Os primeiros momentos

Inicialmente, o diretor da estância de esqui de Méribel disse que o acidente com Schumacher não foi grave e que o alemão estava consciente, apesar de “abalado e um pouco aturdido”. Após ser levado de helicóptero para o Hospital de Moûtiers, o ex-piloto foi transferido para o Hospital Universitário de Grenoble, onde chegou em coma e com “um traumatismo craniano grave”.

As autoridades judiciais de Albertville, nos Alpes franceses, abriram uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente. A Justiça local, que descarta o envolvimento de terceiros no acidente, quer conhecer as causas da queda de Schumacher e já anunciou que serão necessários vários dias para concluir as investigações, a cargo do pelotão de Gendarmes de Bourg-Saint-Maurice e da polícia de Méribel.

meribel_ski_02

Especialistas falam em imprudência

Especialistas e esquiadores profissionais, acostumados às competições, explicaram que na estação de Méribel, no Vale Tarentaise, há pistas com distintos graus de dificuldade e classificadas por cores.

As verdes, de acordo com os esquiadores e técnicos, são as mais tranquilas e fáceis, se é que assim podem ser classificadas. A pista de Biche é uma delas. A pista Chamois tem a cor azul e é classificada com o nível 2 de dificuldade. Há as pistas vermelhas e pretas, consideradas as mais perigosas e utilizadas apenas por especialistas e profissionais do esporte. Apesar de todos os requisitos de segurança para a prática do esporte, o esqui alpino é considerado de alto risco.

Michael Schumacher se afastou da área que abriga as pistas Biche e Chamois e acabou em uma área intermediária, onde a dificuldade é extrema. Nesse setor, a cobertura de neve é menor, o que aumenta sobremaneira a velocidade de descida, dificulta a frenagem e potencializa a chance de colisão com pedras, arbustos e animais. As pistas são demarcadas e uma empresa é responsável pela limpeza das mesmas. Fora das linhas de demarcação, os riscos de acidente são enormes.

meribel_ski_01

Todos por Schumi

O piloto brasileiro Felipe Massa desejou através do Instagram que Schumacher tenha uma “rápida recuperação”. “Estou rezando para Deus te proteger, irmão!”, acrescentou.

O atual campeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, reagiu consternado à notícia do grave acidente de esqui de Schumacher. “Estou chocado e espero que ele melhore o mais rápido possível”, afirmou o piloto de 26 anos à agência de notícias SID. “Na Fórmula 1, Michael era como um pai para mim. Ele esteve comigo em todas as fases da minha carreira (e continuará a estar)”, escreveu o alemão nesta segunda-feira, no Twitter.

A chanceler alemã Angela Merkel mostrou-se consternada e prestou solidariedade ao maior nome do automobilismo mundial e à sua família. “Como milhões de alemães, a chanceler e os membros do governo ficaram extremamente consternados quando ouviram sobre o grave acidente de Michael Schumacher esquiando”, afirmou, nesta segunda-feira, Steffen Seibert, porta-voz de Merkel. “Esperamos que Michael Schumacher possa se recuperar das lesões sofridas”, completou. (Com agências internacionais)

“Toda a Ferrari está com Michael Schumacher”, afirma um comunicado da escuderia de Maranello. O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, “está em contato permanente com a família” do ex-piloto alemão, de acordo com nota divulgada pela equipe.

O francês Jules Bianchi, da equipe Marussia, escreveu em seu microblog: “Rezo por você esta noite Schumi! Não ceda, como de costume”. Três vezes vencedor das 500 milhas de Indianápolis, o britânico Dario Franchitti também usou o Twitter para mostrar que torce por Schumacher: “Se alguém pode seguir adiante é você”.