Passageiros de navio russo preso na Antártida são resgatados

antartica_resgate_01 (andrew peacock - afp)A salvo – Todos os 52 passageiros de uma embarcação de pesquisa presa no gelo da Antártida foram socorridos de helicóptero nesta quinta-feira (2) e levados para um navio australiano.

A Autoridade de Segurança Marítima Australiana afirmou ter sido informada pelo navio Aurora Australis que todos os passageiros do navio russo Akademik Shokalsky estavam a salvo. O grupo é formado por cientistas, jornalistas e turistas.

O helicóptero pousou numa pista improvisada ao lado do navio russo, feita pela própria tripulação e passageiros. Em grupos de 12 pessoas, a aeronave transportou os passageiros até um navio quebra-gelo chinês. De lá, eles foram levados de barco até o australiano Aurora Australis.

O navio russo Akademik Shokalsky está preso no gelo desde a véspera de Natal, cerca de cem milhas náuticas ao leste da base francesa de Dumont d’Urville. Diversas tentativas de chegar até ele com navios quebra-gelo fracassaram.

Os 22 membros da tripulação permanecem no navio russo, à espera do derretimento da calota de gelo, para então deixarem o local.

A embarcação russa rememorava a expedição realizada há um século pelo explorador Douglas Mawson na Antártida, que proporcionou o primeiro estudo completo do continente gelado. (Com agências internacionais)

(Fotos: Andrew Peacock - AFP)
(Fotos: Andrew Peacock – AFP)