Inadimplência no comércio varejista tem alta de 2,33% em 2013 e reforça o fiasco da economia

inadimplencia_19Deu errado – A cada novo dia que surge fica evidente a dificuldade do PT em reconhecer a necessidade do planejamento na gestão pública. Sempre embalado pelo populismo barato e por pílulas de falso messianismo, a legenda dedicou-se nos últimos onze anos a governar o Brasil com o mesmo talento de um dono de boteco mequetrefe da esquina mais próxima. Carente de talentos, em especial na área econômica, o PT vem apostando de maneira equivocada no consumo interno como forma de reverter a crise que corrói a dignidade dos cidadãos.

Quando Luiz Inácio da Silva, o embusteiro e messiânico Lula, implorou para que os brasileiros elevassem o nível de consumo para minimizar os efeitos da crise internacional de 2008, o ucho.info alertou para o perigo da medida, uma vez que muitas consequências nefastas surgiriam no rastro da fórmula mágica dos palacianos. Um dos alertas feitos por este site foi para a inadimplência, uma vez que o consumo se daria à sombra do crédito fácil, sem que os cidadãos tivessem condições de produzir riqueza para fazer frente ao endividamento.

De lá para cá, a inadimplência vem fazendo dupla com a inflação na fantasmagórica economia nacional. Nesta terça-feira (14), a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) informou, com base em dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que taxa de inadimplência do consumidor brasileiros no comércio varejista encerrou 2013 com aumento médio de 2,33%, na comparação com o ano anterior.

Apesar da alta, a inadimplência foi menor do que a registrada ao longo de 2012, quando subiu 12,18%, na comparação com 2011. De acordo com o SPC, houve forte ascensão da inadimplência até o final do primeiro trimestre de 2013. Contudo, a partir de abril a tendência se inverteu devido ao aumento da taxa básica de juro (Selic) pelo Banco Central, que encareceu o crédito no País e por consequência desestimulando o consumo. Ou seja, a inadimplência não disparou como nos anos anteriores porque o cidadão deixou de consumir, não porque passou a pagar suas contas em dia. Outro fator que ajudou a reduzir o calote foi a decisão de instituições financeiras e lojistas de exigir mais garantias dos tomadores de crédito.

Em dezembro de 2013, houve recuo de 4,44% na inadimplência, na comparação com o mesmo mês de 2012. Foi a quarta queda mensal consecutiva no ano passado e a mais acentuada desde o início da nova série histórica, com início em janeiro de 2012.

De acordo com a CNDL, a queda da inadimplência é típica nesse período de fim de ano e está ligada à injeção extra de recursos devido ao pagamento do 13º salário, além da criação de vagas temporárias de trabalho. Pelo menos 65% dos brasileiros que receberam o décimo terceiro salário usaram o dinheiro para quitar dívidas. O que significa que o chamado abono de Natal chegou comprometido.

A tragédia econômica iniciada por Lula e continuada por Dilma Rousseff foi tão devastadora, que o governo precisou, às pressas, reinventar a classe média, sob pena de não o fazendo deflagrar uma intifada entre os que acreditaram nas falsas promessas do ex-presidente e dublê de lobista. Pelos critérios atuais do governo, o brasileiro que ganha dois salários mínimos por mês e mora na favela é integrante da chamada nova classe média. É por isso que Lula vem recebendo tantos títulos de doutor honoris causa, sempre por um motivo absolutamente desonroso. Enfim, como diz disse certa vez um conhecido comunista de boteco, “nunca antes na história deste país”.