PSDB recorrerá à Procuradoria-Geral da República contra pronunciamento de Padilha na TV

carlos_sampaio_04Fora do trilho – Líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio (SP) informou que protocolará representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o petista Alexandre Padilha, ministro da Saúde, para que seja investigada provável improbidade administrativa pelo uso da cadeia nacional de rádio e televisão para promoção pessoal.

“Observa-se que, sob o pretexto de prestar informações sobre a campanha de vacinação contra o HPV, que só será iniciada no dia 10 de março de 2014, o pronunciamento do Ministro Alexandre Padilha, dias antes de deixar o cargo, possuiu nítido cunho eleitoral, caracterizando-se como promoção pessoal de autoridade pública”, argumenta o Líder, na representação.

De acordo cm o parlamentar tucano, no pronunciamento de aproximadamente quatro minutos mais da metade do tempo foi consumida na extemporânea divulgação da campanha contra o HPV. No período restante, Padilha fez um balanço dos atos de sua gestão à frente da pasta. Isso, de acordo com Sampaio, configura improbidade administrativa e atenta contra os princípios da administração pública.

“O PT é useiro e vezeiro na utilização de recursos públicos em benefício dos seus companheiros e do seu projeto de poder. O ministro Padilha, em uma desesperada tentativa de viabilizar sua candidatura ao governo de São Paulo, aproveitou-se de uma campanha de vacinação para fazer propaganda eleitoral fora de hora. Trata-se de uma ilegalidade que não pode ficar impune”, afirmou.

Alexandre Padilha, que como bom petista é especialista em se fazer de inocente, tentou minimizar a polêmica. “Não sei o que eles têm contra a divulgação de uma vacina. Nós fizemos o pronunciamento porque começaram as aulas esse mês”, disse o ainda ministro durante o lançamento da campanha de prevenção à hepatite C no Sindicato dos Comerciários, ligado à União Geral dos Trabalhadores (UGT).

“Nós vamos usar todos os meios legais possíveis para divulgar uma vacina importante como a do HPV”, completou Padilha, que a partir da próxima segunda-feira (3) começa a cuidar da campanha rumo ao Palácio dos Bandeirantes, sempre cumprindo as ordens do lobista e dedo-duro Luiz Inácio da Silva.

Convênio no apagar das luzes

Sampaio ressaltou ainda o absurdo convênio firmado pelo ministro Padilha com uma empresa da qual seu pai é sócio. Segundo o Líder tucano, o fato do ministro cancelar o convênio assim que o caso foi divulgado pela imprensa apenas evidencia que ele próprio tinha conhecimento da ilegalidade e imoralidade do contrato.

“É triste descobrir pela imprensa que o Ministro Padilha firmou convênio, no apagar das luzes da sua gestão, para beneficiar a ONG do próprio pai. Privilegiar parentes enquanto os brasileiros são obrigados a conviver com o caos na saúde pública é conduta deplorável”, concluiu.