André Vargas desafia Barbosa em solenidade no Congresso; brasileiros precisam reagir com urgência

(Sérgio Lima - Folhapress)
(Sérgio Lima – Folhapress)
Face lenhosa – A certeza da impunidade e o desrespeito às instituições fazem parte da cartilha diária do PT e têm levado os integrantes do partido ao deboche generalizado. Vice-presidente da Câmara dos Deputados, o petista paranaense André Vargas, conhecido como Bocão, repetiu nesta segunda-feira (3) o gesto que marcou a prisão dos condenados na Ação Penal 470, que julgou o Mensalão do PT, o maior escândalo de corrupção da história brasileira, não apenas pelos valores envolvidos, mas pela ousadia do esquema criminoso.

Na solenidade de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional, André Vargas, por mais de duas vezes, ergue o punho cerrado, repetindo o gesto feito por José Genoino e José Dirceu no momento em que se entregaram à Polícia Federal. Uma das vezes ocorreu diante do ministro Joaquim Barbosa, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal retirou-se momentaneamente da solenidade.

Vargas engrossa o numero grupo petista que critica duramente o julgamento do Mensalão do PT e, em 2013, capitaneou uma manobra chicaneira na Câmara dos Deputados para barrar a abertura de um processo de cassação do mandato do mensaleiro José Genoino. A base aliada acabou se posicionando contra a atitude do petista e Genoino acabou renunciando, não sem antes a sua claque fazer discursos rasgados contra Joaquim Barbosa no plenário da Câmara.

O vice-presidente da Câmara defende de forma reiterada e insana a tese de que não houve por parte do governo Lula a compra de apoio político no Congresso, mas, sim, crime eleitoral com a adoção de caixa 2. A compra de apoio político continua escancarada no Congresso Nacional, sendo que o esquema do Mensalão foi substituído pelo loteamento da Esplanada dos Ministérios.

Debochado como nove entre dez petistas, André Vargas admitiu que agiu para provocar o presidente do STF. Muitos cumprimentam com positivo, sinal de vitória. No PT, é tradicional cumprimentar com L do Lula e a gente tem se cumprimentado assim [punho erguido]. Foi o símbolo de reação dos nossos companheiros que foram injustamente condenado. O ministro está na nossa Casa. Na verdade, ele é um visitante, tem nosso respeito, mas estamos bastante à vontade para cumprimentar do jeito que a gente achar que deve”, disse o petista.

A falta de estofo dos petistas é algo tão aviltante, que Vargas, desconhecendo o rito que impera nos Poderes da República, ficou entretido com o celular durante o discurso do ministro Joaquim Barbosa.

Que André Vargas é um boquirroto que acredita ser herdeiro de Aladim todos sabem, mas é preciso muita atenção por parte dos brasileiros em relação a esses comportamentos descabidos, pois uma eventual derrota de Dilma Rousseff nas urnas de outubro próximo pode desencadear uma reação inimaginável dos petistas. A situação do País em termos econômicos é muito grave e o governo começa a perder terreno inclusive entre as classes menos privilegiadas, que até então estavam embriagadas pelo consumismo e o crédito fácil. Acontece que o castelo desmoronou e o PT começa a traçar planos para enfrentar o pior.