Leilão de quadros de Joan Miró é suspenso pela casa britânica Christie’s

(Andy Rain - EPA)
(Andy Rain – EPA)
Confusão armada – Um leilão de 85 obras do artista catalão Joan Miró foi cancelado, nesta terça-feira (4), pela casa de leilões Christie’s, em Londres. Um comunicado destaca que o leilão foi anulado em virtude “da disputa nos tribunais portugueses”, na qual a Christie’s “não é parte interessada”.

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa indeferiu medida cautelar destinada à suspensão da venda do acervo das obras de Miró. Os quadros encontram-se na posse do Estado português desde a nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), proprietário anterior do acervo. A coleção é constituída por pinturas e desenhos e foi avaliada pela Christie’s em aproximadamente € 36 milhões.

A venda das obras foi contestada em Portugal por um movimento cívico liderado pela Casa da Liberdade Mário Cesariny e pelo Coletivo Multimédia Perve, cuja petição alcançou 8,8 mil assinaturas na internet, tendo sido aprovada por unanimidade na última quinta-feira (30) na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.

Ainda no Parlamento português, os partidos de oposição apresentaram propostas de resolução para travar a venda, mas a Bse de apoio ao governo neutralizou a ação. O Partido Socialista, por sua vez, requereu à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o Ministério Público desencadeasse “medidas cautelares” impedindo a venda dos quadros de Joan Miró em Londres, após ter esgotado todas as iniciativas parlamentares no sentido de suspender a hasta.

Na segunda-feira (3), a PGR requereu ao Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa a decretação provisória de medida com o objetivo de suspender a venda do acervo das obras do artista.(Com informações do Correio da Manhã)