Democratas receberá promotor boliviano que fugiu para o Brasil após perseguição de Evo Morales

marcelosoza_alvarez_01Portas abertas – O deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO) afirmou que seu partido receberá o promotor boliviano Marcelo Ricardo Soza Alvarez, perseguido pelo governo de Evo Morales e que pediu refúgio provisório ao Brasil após fugir de seu país. Soza foi o responsável por uma investigação que apontou indícios de fraude em um suposto atentado ao presidente em 2009. Na ocasião, a polícia matou três estrangeiros e nomes da oposição foram apontados como envolvidos.

“Queremos recebê-lo na Liderança do Democratas para fundamentar a nossa denúncia às autoridades brasileiras. Todos nós sabemos a maneira como o governo boliviano tem tratado as pessoas que contrariam o presidente, menos o nosso Ministério das Relações Exteriores. Essa afinidade ideológica que o governo do PT tem com o Evo Morales é vergonhosa”, disparou Caiado.

Soza Alvarez entrou no país pela cidade de Assis Brasil, no Acre, na última terça-feira (11). Em carta deixada em seu país natal no momento da fuga, ele acusou “autoridades do governo” de terem pedido para que colaborasse com fins políticos.

“Também me pediram que incluíssem em investigações líderes da oposição mesmo sem ter provas e, por outro lado, se mostravam complacentes com outras autoridades da oposição com quem tinham algum acordo”, acusou o boliviano.

Caiado quer tratar o assunto no plenário da Câmara Federal já na próxima semana e promete cobrar explicações dos governos brasileiro e boliviano. “É inaceitável essa prática do Evo Morales em que todo opositor é perseguido, desqualificado e colocado como um pária, um criminoso, um bandido. Esse regime boliviano não é nada mais nada menos que o um governo autoritário, prepotente e essas são atitudes compatíveis com a de uma ditadura”, concluiu.