Pasadenagate: PT tratou a Petrobras como empresa de fundo de quintal, afirma deputado

petrobras_07Assalto oficial – Matéria do jornal “O Globo” publicada nesta sexta-feira (18) informa que a decisão da Petrobras de adquirir a obsoleta refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), foi tomada em apenas vinte dias, o que reforça a nebulosidade do escândalo que arrancou dos brasileiros a fortuna de US$ 1,18 bilhão. Fora isso, a reportagem permite concluir que todos os envolvidos no escândalo estão mentindo, começando pela presidente Dilma Vana Rousseff, que à época era chefe da Casa Civil e presidia o Conselho de Administração da petroleira.

A informação revelada pelo jornal carioca levou o líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Mendonça Filho, afirmar que a Petrobras foi tratada como uma empresa de fundo de quintal na operação de compra da refinaria texana.

“Trataram a Petrobras como uma empresa de fundo de quintal. Uma empresa desse porte não pode ter uma gestão da forma como ocorreu nesse caso. A Petrobras está de fato mergulhada em suspeições tanto no resultado com prejuízo de mais de R$ 1 bilhão como na forma passando por cima de todas as regras de boa governança corporativa”, destacou o líder democrata.

De acordo com a matéria jornalística, a Petrobras disponibilizou prazo exíguo para uma auditoria (“due diligence”), fundamental em processos de aquisições e fusões. No parecer final de uma “due diligence” normalmente constam avaliações jurídicas, financeiras e operacionais. Especialistas em auditoria afirmam que essa etapa da operação leva em média três meses. A própria consultoria contratada pela estatal para fazer a auditoria alerta que pelo tempo escasso seria recomendável uma nova avaliação de dados realizada pela Petrobras.

“Todas essas revelações que não param de surgir apenas respaldam o empenho do parlamento de instalar uma CPI para investigar a empresa. Está muito claro que essa operação foi tramada no submundo ignorando toda a racionalidade administrativa. Não poderia ter outro resultado que o enorme rombo nos cofres da estatal”, opina Mendonça Filho.

A forma como o Palácio do Planalto vem reagindo diante da repercussão do escândalo e da iminente instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito mostra que há muito mais assuntos envolvendo os subterrâneos da empresa a serem discutidos.

O PT não apenas aparelhou a Petrobras, mas loteou a petroleira verde-loura como forma de aplacar a volúpia de partidos aliados do governo do então presidente Lula. A forma como vem sendo tratada a maior empresa do País ao longo dos últimos onze anos deixa claro que os petistas não esta preocupados com a saúde financeira da Petrobras, mas, sim, com a perpetuação no poder. O que nos tempos modernos exige ideologia criminosa e dinheiro imundo.