Navio capta novos sinais que podem ser da caixa-preta de Boeing desaparecido

(Reuters)
(Reuters)
Contagem regressiva – A embarcação australiana Ocean Shield detectou no Oceano Índico mais dois sinais sonoros, um na tarde de terça-feira (8) e o outro na madrugada de quarta (9), que podem ser do avião da Malaysia Airlines desaparecido há mais de um mês.

O primeiro sinal durou 5 minutos e 32 segundos, enquanto o segundo, 7 minutos. “Eu acredito que estamos buscando na área correta”, afirmou o coordenador da missão, o australiano Angus Houston. Mas ainda é preciso localizar os destroços do Boeing 777-200 para afirmar com precisão de que se trata da aeronave que fazia o voo MH370.

Como a bateria da caixa-preta dura, em média, trinta dias, as equipes de busca correm contra o tempo. Sinais de 2 horas e 20 minutos e de 13 minutos foram identificados no último sábado. Os de terça-feira foram mais curtos, o que pode indicar que a vida útil da bateria está se esgotando.

De acordo com Angus Houston, uma análise dos sinais detectados no sábado indicou que os mesmo eram distintos, claros e pulsavam de modo constante, permitindo, assim, concluir que eram provenientes de uma caixa-preta. “Estou agora confiante de que encontraremos a aeronave ou o que sobrou dela num futuro não muito distante, mas ainda não a encontramos, pois é um grande desafio”, disse Houston.

Captar o som novamente é essencial para reduzir a área de busca e possibilitar o envio de um submarino não tripulado para o mapeamento sonoro do perímetro. “É certamente um dispositivo humano que está emitindo os sinais”, diz Mark Matthews, capitão da marinha americana. “Eu não tenho outra explicação para o que possa estar lá embaixo.”

A região de buscas está a 2.300 quilômetros da cidade de Perth, na costa ocidental australiana, e abrange uma área de 1.300 quilômetros quadrados. O voo MH370 desapareceu no dia 8 de marco, com 239 pessoas a bordo, na rota entre Kuala Lumpur e Pequim. (Com agências internacionais)