Visita de deputados à Papuda confirma que José Dirceu goza de mordomias no cárcere

jose_dirceu_25No alvo – Em 6 de janeiro deste ano, o ucho.info informou aos leitores, com absoluta exclusividade, que o ex-ministro e ex-chefe dos mensaleiros José Dirceu era alvo de inúmeras mordomias no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, onde cumpre pena decorrente do julgamento da Ação Penal 470, que teve na mira o maior e mais ousado escândalo de corrupção da história nacional, o Mensalão do PT.

Na ocasião, este site afirmou que Dirceu e seus companheiros de cela tinham à disposição televisão, telefone celular e acesso à internet. A informação, recebida de dentro da Papuda, dava conta que o ex-comissário palaciano e deputado cassado usou o celular naquela data (6 de janeiro). O assunto foi noticiado dez dias depois pelo jornal “Folha de S. Paulo” – sem o devido crédito, como sempre acontece – e acabou atrasando a autorização do Judiciário para que o mensaleiro trabalhe fora do presídio no período diurno, uma vez que o cumprimento da pena se dá em regime semiaberto.

Na terça-feira (29), integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), liderados pelo petista mineiro Nilmário Miranda, foram à Papuda para conferir as condições de José Dirceu, mas para enganar a opinião pública acabaram visitando outras celas do complexo penitenciário. Durante a visita, os membros da CDHM constataram que a cela ocupada por Di4rceu dispõe de aparelho de televisão e forno de microondas.

Por questões óbvias, os governistas da Comissão classificaram como normal a presença de tais eletrodomésticos na cela de José Dirceu, ao passo que os oposicionistas afirmaram ser uma regalia. Na verdade, no momento em que as demais celas da Papuda não dispõem desses equipamentos, a regalia concedida ao petista é um enorme absurdo e contraria o princípio da isonomia. Isso porque com o trânsito em julgado da sentença condenatória, José Dirceu transformou-se em um preso comum, assim como os mais de 500 mil detentos que entopem o sistema carcerário nacional.

Para a mencionada visita foram retirados da cela o celular e outros badulaques eletrônicos, os quais certamente gerariam um escândalo sem precedentes. Contudo, ao contrário do que foi informado por Dirceu à Justiça, na Papuda as mordomias correm soltas entre os mensaleiros.

Ademais, o fato de a cela em questão estar equipada com televisão e forno de microondas mostra que o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), mentiu ao responder ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, que questionamento sobre mordomias aos petistas presos.

Para forçar a visita da CDHM à Papuda, os filhos de José Dirceu alegaram que o petista está em fase depressiva por conta da demora da Justiça em decidir sobre a autorização de trabalho externo, mas a sociedade não pode aceitar jamais que o chefe de um acintoso esquema de corrupção seja transformado em vítima da Justiça, quando, de fato, não passa de um transgressor contumaz das leis e abusado crítico do Judiciário.