Advogado de Genoino age como torcedor do cliente e diz que Justiça ganha com saída de Barbosa

luizfernando_pacheco_02Engrenagem quebrada – Os brasileiros de bem, que lutam para que o País retome a sua normalidade jurídica e institucional, deve se preparar, pois em marcha está mais uma lambança com a chance estelar do Partido dos Trabalhadores. Mesmo que todos saibam, mas vale salientar que a aposentadoria precoce do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, abrirá caminho para o PT conseguir flexibilizar as penas impostas aos mensaleiros no julgamento da Ação penal 470, da qual Barbosa foi relator.

Condenado à prisão por corrupção ativa, crime que deveria lhe dar alguma dose de vergonha, o mensaleiro José Genoino Neto já se manifestou por meio de seu advogado, o criminalista Luiz Fernando Pacheco, que a bordo de declarações estapafúrdias feitas ao longo dos últimos anos vem comprometendo o seu currículo. É compreensível que o advogado defenda o seu cliente com unhas e dentes, mas perder o bom senso é inadmissível.

Em declaração ao site de notícias G1, nesta quinta-feira (29), Pacheco disse que a Justiça brasileira “ganha” com a saída de Joaquim Barbosa do STF. “O Supremo Tribunal Federal e a Justiça brasileira ganham com o fim da judicatura de um mau juiz, autoritário, parcial e populista”, afirmou o advogado.

Reza a Constituição Federal que é livre a manifestação do pensamento, desde que vedado o anonimato, o que Luiz Fernando Pacheco faz dentro da lei, mas não se pode aceitar o fato de um advogado tornar-se torcedor do próprio cliente. Até porque, José Genoino não é santo, apesar de todo o seu esforço para convencer a opinião pública sobre suposta inocência. Pacheco critica a atuação de Barbosa apenas e tão somente porque o ministro determinou o retorno do petista para o presídio da Papuda, depois de uma temporada de prisão domiciliar por conta de alegada enfermidade.

Muitos são os críticos de Joaquim Barbosa, que ganhou vários inimigos porque aplicou a lei com o devido rigor. Esse movimento contra Barbosa decorre do péssimo costume do brasileiro de acreditar na impunidade e de transgredir enquanto desdenha o conjunto legal vigente. Não há como negar que em muitas ocasiões Joaquim Barbosa ultrapassou o limite da intransigência, mas sua postura na aplicação da lei foi exemplar em um país que está à sombra do desmando.

Luiz Fernando Pacheco é um profissional competente, com brilhante trajetória, mas nos últimos anos passou a perder o respeito de muitos, inclusive de alguns colegas operadores do Direito. Em conversa com o ucho.info, sob a condição do anonimato, uma pessoa próxima a Pacheco disse que o advogado de Genoino conseguiu o que muitos acreditavam ser impossível: “perder o respeito daqueles que sempre o respeitaram”.

Em suma, Luiz Fernando Pacheco teria protagonizado um ato de grandeza se tivesse adotado o silêncio. Ninguém colhe algo daquilo que semeou, mas no caso de José Genoino o advogado contará com o bolivarianismo que começa a ganhar terreno dentro do STF. E o ex-presidente do PT em breve estará de volta à mansão fincada no Lago Norte, em Brasília, pois o Brasil é o paraíso da impunidade.