Disfunção da articulação temporomandibular (ATM) e o bruxismo

(*) Andréa Zuppini –

andrea_zuppini_02A ATM (articulação temporomandibular) na visão metafísica refere-se à dosagem da força agressiva, à mobilização da nossa força perante os outros.

É o que explica a fisioterapeuta Andréa Zuppini, especialista em Microfisioterapia, e traz soluções para o problema que afeta milhões de pessoas ao redor do planeta quando o assunto é tensão e estresse, situação que afeta diretamente a mandíbula e a arcada dentária, com graves consequências.

Os sintomas da articulação temporomandibular incluem:

– Dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
– Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
– Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
– Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar;
– Flacidez dos músculos da mandíbula;
– Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Quem sofre com a D-ATM pode e deve refletir acerca de seu esforço para convencer os outros sobre o que você acredita; basta você crer. Caso você queira que os outros acreditem também, procure provar as coisas com ações e não com explicações. Ainda assim, sua movimentação para transmitir aos outros uma imagem melhor de si, pode estar sendo exagerada.

Procure mover-se na vida focado mais no significado que as coisas têm para você, do que na repercussão de seus gestos.

Bruxismo

bruxismo_01Bruxismo é uma desordem funcional da ATM onde o indivíduo range ou aperta os dentes durante o sono podendo causar desgaste da articulação e amolecimento dos dentes e dor de cabeça. Dor na articulação, no pescoço e face, estalos ao abrir e fechar a boca e alterações do sono também podem estar presentes.

Possivelmente, a disfunção está ligada a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo. As crises podem variar de intensidade e frequência.

Geralmente, a pessoa é avisada por alguém da família que tem o bruxismo ou pelo dentista, quando o desgaste já está instalado.

O tratamento paliativo inclui ansiolíticos e/ou placas moldadas para cada paciente com a intenção de reduzir o atrito causado pelos músculos mastigatórios.

Bruxismo na Metafísica

Refere-se a negação e a interiorização da raiva; os sentimentos mais intensos não são apenas reprimidos, mas principalmente sufocados, manifestando-se durante a noite em que se acessa os conteúdos do inconsciente ou negados durante a vigília.

Novo padrão: Assuma os seus sentimentos, não julgue-os inadequados, tampouco descomedidos. Administre-os em vez de recalcá-los.

Como a Microfisioterapia pode ajudar

A técnica de Microfisioterapia tem colaborado na boa evolução dos sintomas destes pacientes. Ao buscar a causa primária do sintoma ou doença, a Microfisioterapia estimula a correção dos sistemas corporais e o corpo reage com diminuição de quadros de ansiedade, relaxamento muscular global, diminuição do estresse e promove, em muitos casos, a promoção da resiliência nesses pacientes, que seria a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, tais como estresse e choque.

(*) Andréa Zuppini é fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia com formação internacional pela CFM – Centre de Formation en Microkinésithérapie e diplomada pela Escola de Terapia Manual e Postural do Paraná. (www.microfisioterapiaabc.com.br) – (11) 2889-0106