Oposição protesta contra recorde de assassinatos no País em quase doze anos de governo PT

arma_fogo_18Máquina de matar – Em ato público realizado nesta terça-feira (3), parlamentares da oposição criticaram duramente a omissão do governo na área de segurança pública. Os partidos que fazem oposição ao desgoverno de Dilma Vana Rousseff organizaram manifestação em frente ao Palácio do Planalto com 600 cruzes vermelhas, representando os 600 mil assassinatos ocorridos ao longo dos quase doze anos da era petista. Fora isso, banners com estatísticas exibiam a larga incompetência da gestão petista para garantir a segurança dos brasileiros.

“O governo deu as costas para a segurança pública e a prova são os números: 50 mil mortos por ano, uma epidemia de crack que é o flagelo das periferias das cidades. Hoje, o homicídio é a principal causa de morte de jovens entre 15 a 24 anos. E a resposta que deveriam ser políticas públicas eficientes não veio. O governo não consegue nem gastar o que está previsto no orçamento de segurança pública. O governo está na verdade é desprotegendo milhões de brasileiros”, afirmou Mendonça Filho, líder do Democratas na Câmara dos Deputados.

“Os homicídios no Brasil viraram uma coisa banal. E a principal causa de morte no nosso país é o tráfico de drogas que tem componente direto da responsabilidade do governo central. Infelizmente, o que nós assistimos nos últimos anos de gestão do governo federal é mais absoluta omissão nas políticas públicas e de segurança pública. Essa é a realidade do Brasil de hoje”, atestou o líder democrata.

O democrata citou o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado em 2007, para aprimorar o combate à criminalidade e reestruturar o sistema criminal que não deslanchou. Nos três primeiros anos do governo de Dilma Rousseff foram aplicados apenas 36% dos R$ 10 bilhões previstos no programa. Já o desempenho do Fundo Nacional Antidrogas criado para investir na prevenção, tratamento, fiscalização, recuperação, repressão do uso de tráfico de drogas foi ainda pior. No mesmo período foram liberados somente pouco mais de 10% do orçamento de R$ 730 milhões.

“As pesquisas mostram que segurança pública, acima até da saúde, é a área que mais preocupa e choca a população. As estatísticas da criminalidade são estarrecedoras, 50 mil assassinatos por ano. Isso é um atestado de desgoverno.

Enquanto isso, o PT convive com a criminalidade e afronta as autoridades de segurança do País. A imprensa mostrou que um deputado do PT (Luiz Moura) se reuniu com integrantes do PCC em São Paulo. Tudo com o respaldo do PT, que cria hoje um clima de total desobediência civil e com a anuência do ministro Gilberto Carvalho”, acrescentou o líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Ronaldo Caiado (GO).

Caiado mencionou os dados da capital de Goiás que também vive uma epidemia de assassinatos. “As milícias estão disseminadas nas cidades. Em Goiânia, por exemplo, há dois assassinatos por dia”, afirmou o deputado goiano.

Em relação ao Pronasci, mais um dos muitos pirotécnicos e ufanistas programas do governo petista, a grande divulgadora do programa foi a então senadora Ideli Salvatti (PT-SC), atualmente ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Muito estranhamente, Ideli, que conhece a realidade e os números da segurança pública em todo o País, mantém um silêncio covarde e de conveniência, até porque a companheira Dilma já tem problemas de sobra em sua campanha pela reeleição.

apoio_04