Datafolha: alvo de grave crise política e econômica, Dilma mantém o ritmo de queda nas pesquisas

(Fábio Rodrigues Pozzebom - ABr)
(Fábio Rodrigues Pozzebom – ABr)
Descendo a rampa – Apesar de usar e abusar a máquina do governo, algo que no passado seu partido condenava, e do fato de estar em franca campanha proibida e fora de hora, o que configura desrespeito à legislação eleitoral, a petista Dilma Vana Rousseff, a presidente, vem mantendo sua lenta tendência de que nas pesquisas de intenções de voto. É o que a ponta a mais recente pesquisa Datafolha, finalizada na quinta-feira (5) e cujos dados foram divulgados na manhã desta sexta.

De acordo com o instituto, Dilma caiu de 37%, registrados em maio, para 34% na pesquisa atual. Desde fevereiro, a presidente da República, que é candidata à reeleição, despencou dez pontos percentuais, aproximando-se cada vez mais do índice anunciado pelo ucho.info semanas atrás, com base em pesquisas para consumo interno encomendadas pelo Palácio do Planalto.

Os dois principais adversários de Dilma, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos, não conseguiram, de acordo com o Datafolha, aproveitar o calvário da petista. Presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves aparece em segundo lugar na pesquisa, com 19% de intenções de voto, contra 20% registrados em maio. Ou seja, o senador mineiro oscilou dentro da margem de erro que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Já o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, caiu de 11% em maio para 7% na pesquisa atual. Campos está tecnicamente empatado com o candidato Pastor Everaldo Pereira, do PSC, que aparece na pesquisa com 4%. Esse recuo pode ser reflexo do efeito Marina Silva, candidata a vice na sua chapa. Marina tem o DNA petista e aterrissou no PSB querendo dar ordens e ser a catalisadora dos votos, mas até agora não mostrou a que veio. A ex-ministra do Meio Ambiente tem dificultado a aliança do PSB nos estados ao defender o lançamento de candidatos do partido, o que vem atrapalhando o desempenho de Campos nas pesquisas. Na verdade, Marina é o cavalo de Troia de Lula na campanha do ex-governador pernambucano.

Considerando-se todos os adversários de Dilma citados na pesquisa, a petista teria de enfrentar um segundo turno se a eleição presidencial fosse hoje. Isso porque os outros candidatos somam 35% das intenções de voto, ou seja, estão empatados com a presidente. Na pesquisa anterior os adversários da presidente somavam 38%. Acontece que o período eleitoral ainda não está valendo e por enquanto apenas Dilma Rousseff está em escancarada campanha, custeada pelo suado dinheiro do contribuinte. A presidente vem tentando fazer em seis meses o que não fez em pouco mais de três anos.

A grande preocupação nessa eleição está nos eleitores que ainda não têm candidato. Eles somam preocupantes 30% e têm nas mãos a responsabilidade de decidir a corrida presidencial. Esse contingente se dividirá proporcionalmente entre todos os candidatos, em especial entre os principais. Entre os entrevistados pelo Datafolha, os que declararam voto branco ou nulo somam 17%, enquanto que os indecisos totalizam 13%.

apoio_04