Atentado durante jogo da Copa do Mundo deixa mais de 20 mortos na Nigéria

nigeria_02Sem limite – Ao menos 21 pessoas morreram no norte da Nigéria com a explosão de uma bomba na noite de terça-feira (17/06), durante a transmissão da partida entre Brasil e México, válida pela fase eliminatória da Copa do Mundo. O ataque ocorreu na cidade de Damaturu, onde centenas de torcedores se reuniam diante de um telão para acompanhar o duelo entre brasileiros e mexicanos, que terminou sem gols.

O veículo-bomba, uma bicitáxi (meio de transporte muito comum no país africano, que mescla bicicleta e táxi), explodiu às 20h15min (horário local), quinze minutos após o início da partida, segundo a polícia. De acordo com informações de um hospital de Damaturu, no estado de Yobe, 27 pessoas ficaram feridas. “As vítimas são jovens e crianças pequenas. Eles têm queimaduras e fraturas ósseas”, disse um representante do hospital à agência de notícias AFP.

Embora ninguém tenha assumido a autoria do atentado, as suspeitas logo caíram sobre o Boko Haram, grupo de extremistas islâmicos nigerianos, criado há dez anos no norte da Nigéria e cujo objetivo é instaurar um Estado islâmico no país. Ataques a áreas públicas de transmissão de partidas de futebol foram atribuídos ao Boko Haram diversas vezes ao longo dos últimos cinco anos e também nos últimos dias.

Com medo de atentados, muitos nigerianos preferem assistir aos jogos da Copa em casa. No estado de Adamawa, no norte do país, o governo decidiu fechar todos os centros de projeção que transmitiriam as partidas do Mundial para prevenir ataques. No início deste mês, 40 pessoas morreram com a explosão de uma bomba após um jogo de futebol na cidade de Mubi. (Com agências internacionais)

apoio_04