“Vampiro da Copa”, uruguaio Suárez é punido com nove jogos de suspensão e está fora do mundial

luis_suarez_02Barrado no baile – O atacante uruguaio Luis Suárez está fora da Copa do Mundo. Após morder o ombro do zagueiro italiano Chiellini, durante partida válida pelo mundial, Suárez foi suspenso pela FIFA de nove jogos e ficará afastado de qualquer atividade do futebol durante quatro meses. Fora isso, o atacante da celeste terá de pagar multa e corre o risco de perder seus patrocinadores, que não querem ver suas respectivas marcas associadas a comportamento questionável.

“Luis Suárez foi considerado culpado por quebrar a regra estipulada no artigo 48 parágrafo 1 do código disciplinar da Fifa, e o artigo 57. Ele está suspenso por nove partidas. A primeira partida da suspensão será servida no próximo jogo da Copa do Mundo entre Uruguai e Colômbia”, informou a FIFA por meio de comunicado. “Há ainda uma punição de quatro meses de todo o futebol, de acordo com o artigo 22 do código disciplinar da FIFA. Além de uma multa de 100 mil francos suíços”, destaca a entidade maior do futebol planetário.

Alvo de críticas disparadas por ex-jogadores, presidentes de clubes e até psicólogos, Luiz Suárez engrossa a lista de grandes futebolistas que ficam de fora de um Mundial, durante a realização do evento, por agressões ou comportamento inadequado.

Não é a primeira vez que Suárez age dessa forma, que sem sombra de dúvidas é reflexo de algum desequilíbrio psicológico. Anteriormente, o jogador foi condenado na Holanda pela mesma prática e pegou sete jogos de suspensão. Na Inglaterra, em abril, ficou fora dos gramados em dez jogos.

Com a decisão da FIFA, à qual cabe recurso para a Corte Arbitral dos Esportes, com sede em Lausanne, Suárez já não joga contra a Colômbia, no próximo sábado (28), no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. É importante destacar que o atacante vinha desempenhando papel importante na seleção uruguaia e foi decisivo para que a equipe chegasse à fase das oitavas de final. Que vencer no Maracanã enfrentará o vencedor da partida entre as seleções do Brasil e do Chile, que também jogam no sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte.

apoio_04