Doenças reumáticas: o que causam e como a Microfisioterapia pode ajudar

(*) Andréa Zuppini –

Popularmente conhecidas como reumatismo, afetam o aparelho locomotor e podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como rins, coração, pulmões, intestinos e até a pele.

andrea_zuppini_02As doenças reumáticas são alterações funcionais do sistema músculo-esquelético de causa não traumática. São, nos países desenvolvidos, o grupo de enfermidades mais frequente no ser humano – e uma das principais causas de incapacidade funcional, gerando um forte impacto sócio econômico.

Existem centenas de tipos. As mais comuns são as doenças inflamatórias do sistema músculo-esquelético, do tecido conjuntivo e dos vasos, as doenças degenerativas das articulações periféricas e da coluna vertebral, as doenças metabólicas ósseas e articulares, as alterações dos tecidos moles periarticulares e as doenças de outros órgãos e/ou sistemas relacionadas com as anteriores.

As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas, têm origens diferentes e, apesar de serem mais frequentes nos adultos, afetam pessoas de todas as idades. A prevalência das doenças reumáticas é maior nas mulheres.

As formas mais comuns de manifestação das doenças reumáticas são a dor, a tumefação e a limitação da mobilidade.

As principais doenças reumáticas são a artrite reumatóide, a osteoartrose, as raquialgias (que incluem as cervicalgias e as lombalgias), a osteoporose, fibromialgia e outros reumatismos dos tecidos moles.

Tratando as doenças reumáticas

doenca_reumatica_01Esse grupo de doenças não é transmissível, não é contagioso, não tem cura, mas tem tratamento. Se for descoberta no início e tratada adequadamente, o paciente pode levar uma vida normal e sem dores, minimizando o risco de incapacidade física. Os sintomas são dores articulares (há mais de seis semanas) acompanhada de inchaço, calor ou dificuldade para se movimentar, sobretudo pela manhã.

Os tratamentos apresentam terapêuticas diversificadas e, frequentemente, visam reduzir a dor, a incapacidade e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do doente. Muitas vezes, esta doença é ignorada pela simples razão de a patologia ser assintomática por muitos anos. Quando mais cedo se trata melhor será o prognóstico.

A microfisioterapia tem se mostrado uma excelente terapêutica, pois reduz consideravelmente a dor, em alguns casos totalmente, e não permite que a doença avance, muitas vezes promovendo a sua regressão.

Visão metafísica

Amargura e ressentimento – É um sintoma de tristeza profunda causada por frustrações, por amarguras por falta de amor, por sentir-se a pessoa mais sofrida sobre a face da terra e pela impossibilidade de não conseguir reagir alegremente, devido ao acúmulo de ressentimentos contínuos.

Mudando o pensamento

Assuma o papel de uma pessoa que tem clareza e determinação de expressão. Habitue-se a dialogar e a colocar em sua mente a frase: EU EXISTO. Impeça que as acusações contra você transformem seu coração em um poço de culpas. Deseje ser feliz e alegre e com certeza a vida lhe responderá com saúde e muitas pessoas sinceras solicitarão a sua presença, porque amam você de verdade.

(*) Andréa Zuppini é fisioterapeuta especialista em Microfisioterapia com formação internacional pela CFM – Centre de Formation en Microkinésithérapie e diplomada pela Escola de Terapia Manual e Postural do Paraná. (www.microfisioterapiaabc.com.br) – (11) 2889-0106