Aécio erra ao preterir Alvaro Dias como candidato a vice, acreditando que Aloysio Nunes é a solução

(Alan Marques - Folhapress)
(Alan Marques – Folhapress)
Opção equivocada – Candidato do PSDB à Presidência da República, o senador mineiro Aécio Neves deixou para o último dia o anúncio do escolhido para acompanhá-lo na corrida ao Palácio do Planalto. No final da manhã desta segunda-feira (30), o presidenciável tucano que o escolhido para ser candidato a vice em sua chapa é o também senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (SP).

Antes da confirmação, ainda na noite de domingo (29), especulava-se que o escolhido seria mesmo Aloysio Nunes. A justificativa de que a escolha poderá unir o tucanato paulista em torno da candidatura de Aécio é um equívoco enorme. Até porque, o PSDB de São Paulo nasceu rachado e assim chegará ao seu último dia.

Outra alegação que surgiu no cenário político é Aloysio Nunes é ligado a José Serra. Isso pouco resolve, porque Serra é um conhecido desagregador. Além de ainda não ter digerido o fato de Aécio não ter apoiado a sua candidatura ao Planalto em 2010.

A grande questão que recobre a escolha feita por Aécio é que o senador Aloysio Nunes Ferreira não empolga e dificilmente será um catalisador de votos para a campanha tucana. Somente quem não conhece a política de São Paulo é capaz de acreditar em desculpa dessa natureza. Não custa lembrar que Aloysio só foi eleito senador em 2010 porque o ex-governador Orestes Quércia, à época internado para tratamento de um câncer, pediu à sua filha que ocupasse o horário político-eleitoral do PMDB e em seu nome pedisse para que os eleitores votassem no candidato do PSDB.

É verdade que Aloysio Nunes tem um discurso oposicionista elegante e cumpre o que combina com seus pares no Senado, mas em uma campanha cujo principal adversário é o PT esse comportamento cavalheiresco pouco conta. Afinal, os petistas sequer sabem o que isso significa.

Em suma, Aécio Neves perdeu a grande oportunidade de escolher um parceiro de eleição que agregasse política e eleitoralmente, mas o senador mineiro preferiu ouvir os conselhos de Fernando Henrique Cardoso, que ao não conseguir emplacar Tasso Jereissati como candidato a vice passou a trabalhar por Aloysio Nunes. O também senador Alvaro Dias, do Paraná, deveria ter sido escolhido para ser candidato a vice na chapa tucana, pois faz implacável e reconhecida oposição ao governo do PT, além de ser conhecido nacionalmente, o que em termos eleitorais representa muito em um país com dimensões continentais.

apoio_04