Dilma prorroga IPI reduzido para carros, enquanto Haddad estuda ampliar o rodízio de veículos em SP

dilma_rousseff_428Fio trocado – Quando o ucho.info afirma que o PT desconhece o mais raso significado da palavra “planejamento” e erra ao não combinar com antecedência os discursos da legenda, a esquerda nacional fica revoltada e parte para o contra-ataque, como este site estivesse cometendo uma leviandade.

Enquanto os aduladores dos palacianos buscam uma forma de explicar o inexplicável, os fatos do cotidiano político falam por si e confirmam as nossas afirmações. O PT insiste em dar as costas para o planejamento.

Nesta segunda-feira (30), em mais uma medida inócua e desesperada para tentar conter a crise econômica, o ainda ministro Guido Mantega, da Fazenda, cumprindo ordens da presidente Dilma Rousseff, anunciou a prorrogação das atuais alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis. De acordo com anúncio anterior, a alíquota “cheia” do IPI, que vigorou até antes do início do desconto lançado por Lula, seria retomada a partir de terça (1º).

Mantega reuniu-se com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em São Paulo, antes de fazer o anúncio. “Vamos manter estas alíquotas até dezembro, para estimular as vendas do setor”, declarou o ministro.

A indústria automobilística, que tem papel importante no cenário econômico, vem colecionando números negativos nos últimos meses, situação que se agravaria se o IPI “cheio” fosse retomado. Acontece que de nada adianta manter o IPI dos automóveis no patamar atual se o consumidor está arredio. De igual modo, a compra de carros novos depende do crédito, cada vez mais difícil e caro.

O palco de equívoco se forma a partir do momento em que o governo federal mantém o IPI dos automóveis em patamares reduzidos e a prefeitura de São Paulo, maior cidade brasileira, estuda a ampliação do rodízio municipal de veículos. Ou seja, os petistas ignoram a necessidade de ações planejadas e se recusam a combinar os discursos.

Mesmo assim, a presidente Dilma Rousseff, que é candidata à reeleição, adotou como mote de campanha que é preciso “mudar para melhor”. Há dias, ao lado do prefeito Fernando Haddad, a presidente esteve na cidade de São Paulo para anunciar investimentos em mobilidade urbana. Menos de uma semana depois decide incentivar a compra de automóveis novos. Enfim…

apoio_04