Economia deve crescer 1% em 2014, mas Dilma Rousseff quer novo mandato para ampliar o desastre

crise_21Ladeira abaixo – Há dias, em um bairro da capital gaúcha, onde inaugurou um hospital público e despejou ufanismo boquirroto sobre uma plateia de aluguel, a candidata e presidente Dilma Rousseff disse, sem qualquer rubor facial, que quem fez continuará fazendo. Dilma tentou dar ao seu discurso uma pitada socrática, mas é preciso destacar que a incompetência da presidente é tão imensa quanto a vastidão da sabedoria a que o filósofo grego Sócrates se referiu na célebre frase “Só sei que nada sei”.

Como na política os fatos falam por si, não há como afirmar que Dilma Rousseff mentiu diante dos presentes ao evento na cidade de Porto Alegre. De fato a presidente, se reeleita, continuará destruindo a economia brasileira, refém de políticas desastradas adotadas por um governo marcado pela inoperância. Pelo menos é isso que se depreende da mais recente edição do Boletim Focus, do Banco Central, que nesta segunda-feira (7) trouxe nova previsão do mercado financeiro sobre a economia nacional.

De acordo com o boletim do BC, que, como sempre, ouviu os economistas das cem maiores instituições financeiras em atividade no País, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2014 é de 1,07%, contra 1,10% da semana anterior. Trata-se da sexta queda consecutiva da projeção de crescimento do PIB. Não bastasse essa preocupante projeção, há no mercado quem aposte em crescimento da economia, em 2014, abaixo de 1%. O que pode ser interpretado como catástrofe. Para 2015, o mercado manteve a previsão de alta do PIB permaneceu em 1,5%, o que é muito pouco para um país que precisa urgentemente sair da crise.

O Partido dos Trabalhadores, que lutam para permanecer no poder, o que evitaria a descoberta de um sem fim de falcatruas, conseguiu a proeza de arruinar a economia verde-loura em apenas uma década, sem ao menos deixar um atalho para reverter uma situação que exigirá pelo menos cinquenta anos de esforços para que o status anterior seja retomado em sua plenitude.

Voltando a Sócrates, a ignorância, assim como a sabedoria, ultrapassa os limites da compreensão do homem, que não tem como percebê-la na sua totalidade. Eis a realidade que reina no Palácio do Planalto, onde prevalece um coquetel draconiano que vem empurrando o Brasil na direção do despenhadeiro da crise: soberba com ignorância.

Como vem afirmando o ucho.info nos últimos anos, a equivocada política econômica adotada pelo desgoverno de Dilma Rousseff tem sido mantida apenas porque os petistas insistem em acreditar que são herdeiros de Aladim. Desde que se instalou no gabinete presidencial, Dilma e seus “golden boys” adotaram pelo menos duas dúzias de medidas de estímulo à economia, sem que ao menos uma tivesse produzido efeito.

Apesar de todo esse fracasso na condução da economia, o governo volta a apostar suas fichas no consumismo como forma de combater uma crise que se alastra com velocidade espantosa. O Planalto não consegue vencer a inflação, mas quer incentivar o consumo, mesmo com a indústria brasileira enfrentando péssimos momentos. Ou seja, o governo do PT agora pode se vangloriar de exportar não apenas commodities, mas também e principalmente consumo. Até porque, além dos brasileiros que vão ao exterior para fazer compras, os que consomem internamente dependem das indústrias de outros países.

apoio_04