Em mais um ato de intimidação, PT processa blogueira que criticou a compra de Pasadena

adriana_vandoni_11Jogo covarde – O PT continua mantendo posição refratária às críticas. Haja vista o que ocorreu com Sinara Polycarpo Figueiredo, que por pressão do malandro Lula foi ejetada do cargo de analista econômica do Banco Santander. De igual modo, os petistas insistem na tese obtusa e ultrapassada de que o fim justifica os meios. É bom lembrar que nenhum fim justifica qualquer meio, o que significa que no Brasil atos de corrupção são considerados crime, mesmo que os “companheiros” sempre se façam de inocentes.

Nos últimos tempos, depois do Mensalão do PT, o maior e mais incômodo escândalo na rota do partido é a inexplicável compra da refinaria de Pasadena, no Texas, negócio que provocou à Petrobras um prejuízo de pelo menos US$ 762 milhões, sem que os camaradas do partido aceitem a ideia de que foi um péssimo negócio para o povo brasileiro, mas excelente para uma dúzia de alarifes profissionais.

Incomodados com as muitas críticas que brotaram nos meios de comunicação depois que o escândalo de Pasadena veio à tona, o PT decidiu processar a economista e blogueira Adriana Vandoni, de Cuiabá, que fez duras críticas ao negócio e à postura covarde e defensiva de integrantes do governo e do partido. Esse ritual foi repetido por inúmeros jornalistas brasileiros, que não pouparam palavras para condenar um negócio escuso e que continua sem explicação.

Adriana Vandoni, que mantém o concorrido blog “Prosa & Política”, disse, em 20 de março passado, durante programa de televisão: Para com esse negócio de roubar xampu, de roubar pinga, nada, forma uma quadrilha, junta seus amigos, filiem-se ao PT e roubem, mas roubem muito.”

Distribuída à 7ª Vara Cível de Cuiabá, a ação traz em sua petição inicial a exigência, por parte do PT, de uma indenização financeira no valor de R$ 50 mil. No documento protocolado na Justiça mato-grossense, a direção nacional do PT alega que Adriana Vandoni ultrajou o direito constitucional da livre manifestação do pensamento. “Nos dizeres da ré, filie-se ao PT e pratique crime, pois sob o amparo da instituição política, não há o que temer. Tais dizeres não apenas extrapolam o cunho informativo ou opinativo da notícia, ao contrário, visam desqualificar a pessoa jurídica perante a sociedade, ofendendo uma das balizas mais importantes de toda e qualquer pessoa, seja física ou jurídica, sua dignidade”, destaca a petição.

Mais adiante, ainda no documento, o PT rechaça o trecho da manifestação de Adriana Vandoni em que ela afirma que filiar-se ao PT é sinônimo de proteção no âmbito de ilícitos penais. “A ilação, a acusação, desrespeita o Partido dos Trabalhadores que busca, como todos os demais partidos políticos, atrair mais pessoas para a agremiação política, aumentando a participação política da sociedade e elevando o nível da discussão política. Portanto, a acusação fere frontalmente o cerne do partido político, sua capacidade de mobilizar o cidadão para a discussão e evolução política e da sociedade.”

O Partido dos Trabalhadores depende da eventual vitória de Dilma Rousseff para continuar existindo com a conhecida pompa e circunstância bandoleira, mas a cúpula da legenda quer “vender” à opinião pública uma retidão que jamais existiu. Buscam os “companheiros” do PT, também, convencer a população de que a bandalheira ocorrida na Petrobras é mais uma invencionice revanchista da oposição, apenas porque o partido foi o único a acertar desde o descobrimento do Brasil, o que lhe deu cabedal para que se transformasse na derradeira solução para os problemas do universo.

Os dirigentes petistas, começando pelo lobista Luiz Inácio da Silva, deveriam se dar por felizes pelo fato de Adriana Vandoni ter sido econômica nas palavras, pois o que aconteceu no Brasil ao longo dos últimos onze anos e meio foi um crime continuado de lesa pátria. A única desvantagem da blogueira é que ela não tem no estoque denúncias graves contra o PT, a exemplo do que tinha contra o abusado José Riva, deputado estadual pelo estado de Mato Grosso.

É bom lembrar que por enquanto o incômodo de Adriana Vandoni está na esfera judicial, mas não demorará muito para alcançar a seara das intimidações e retaliações. Faz-se necessário que autoridades dispensem maior atenção à blogueira, pois desde a crítica feita à compra da refinaria de Pasadena a sua vida está sob risco. Vale lembrar recente declaração da presidente Dilma Rousseff, que disse que na hora da eleição o PT “faz o diabo”.

Desde já, assim como ocorreu em episódios anteriores, Adriana Vandoni conta com a nossa incondicional solidariedade e incontestável apoio, porque não será um reunião de bandoleiros com mandato a calar a voz da parcela de bem da população brasileira.

apoio_04